Partilhe nas Redes Sociais

5G e o acesso à informação

Carlos Costa, ‎pre-sales Engineer da TP-Link.

Publicado em 10 Maio 2021 por Ntech.news | 110 Visualizações

O 5G vai originar um crescimento exponencial no mercado IoT. A baixa latência do 5G abrirá o caminho para revolucionar as mais recentes tecnologias na área da saúde, infraestruturas de transporte, segurança pública, até mesmo na indústria.

Com a capacidade de transferência de dados maior e mais rápida, a comunicação maciça vai ter um forte impacto no serviços e equipamentos sem a existência de uma intervenção humana direta (comunicação máquina-a-máquina) combinada com a implementação de soluções NB-IoT nos mercados domésticos e empresariais.

Na área da videovigilância e vias de comunicação, acredito que vamos ter um grande investimento pela flexibilidade acrescida da tecnologia 5G. O acesso a câmaras de vigilância, indústria e agricultura 4.0 com conjunto de tecnologias digitais integradas e conectadas aos sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção, a gestão e manutenção, em todas as suas etapas até à entrega, dinamizado a transformação digital com taxas de débito até 10 Gbps. Os sistemas de gestão de tráfego rodoviário dentro e fora das cidades vão beneficiar em muito com o 5G. A gestão das estruturas rodoviárias estará a um passo do acesso à informação gerada, auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas e implementar medidas de segurança necessárias para a fluidez das nossas estradas e meios de transporte.

O 5G é um grande aliado ao Wi-Fi6 e com as empresas a operar nestas duas frentes de comunicação, o acesso à informação é uma constante e com maior acesso nos ambientes de alta densidade de serviços e equipamentos. Esta aliança entre as capacidades tecnológicas com a melhoria das operações comerciais, o 5G estará na vanguarda da automação industrial, permitindo que as empresas com ambientes de trabalho indoor e outdoor estejam perfeitamente interligados com o acesso à informação e serviços cruciais.

Não é apenas na evolução tecnológica dos meios de comunicação, mas também uma evolução das empresas e da sociedade como um todo. A indústria do IoT com o 5G terá um terreno fértil para inovações e novas formas de envolver os seus clientes finais e empresariais. Os principais fatores de sucesso serão a capacidade de lançar novos serviços no mercado, combinado com vários modelos de negócio e o acesso a um vasto leque de ofertas complementares nos ambientes domésticos e empresariais com parceiros do ecossistema IoT.


Publicado em:

Opinião

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados