Partilhe nas Redes Sociais

A importância da análise de dados para os negócios

Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Associate Director na Noesis

Publicado em 19 Abril 2023 | 78 Visualizações

Luis Gonçalves Noesis

Ao longo dos últimos anos, os dados têm vindo a assumir um papel preponderante no negócio das empresas. Com a evolução tecnológica, começámos a olhar para os dados no epicentro dos acontecimentos, no entanto, por si próprios são irrelevantes – é necessário definir uma estratégia eficaz e um modelo de análise de dados para aproveitar todas as formas de uso prático e eficiente de dados.

Apesar de a análise de dados não ser um tema que surgiu há pouco tempo, ainda existem muitos negócios que olham para o mesmo como algo prescindível, não reconhecendo o seu valor enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento, dando suporte à produtividade, eficiência e tomada de decisões. Desta forma, criar uma estratégia de gestão e análise de dados sólida e um sistema de gestão moderno são fundamentais para todas as empresas – independentemente do tamanho ou setor. 

De uma forma simplista o conceito “análise de dados” diz respeito ao processo de pesquisa de dados em bruto e ao desenvolvimento de conclusões e conhecimentos a partir dos mesmos. A análise de dados permite assim às organizações explorar grandes conjuntos de dados a fim de desvendar padrões e tendências relevantes.

Muitos podem ser inúteis se a sua gestão não for adequada, no entanto, quando são utilizadas as ferramentas certas, a análise de dados pode ser aproveitada para capacitar as empresas com insights mais profundos e previsões mais precisas.

Neste sentido, apresento 3 benefícios de uma boa análise de dados para os negócios:

1. Melhor tomada de decisão – A análise de dados permite às empresas aperfeiçoar as suas capacidades de decisão. Equipadas com uma compreensão mais profunda da sua base de clientes e do seu próprio desempenho, podem utilizar os conhecimentos obtidos através da análise de dados para tomar melhores decisões, bem como para tornar a gestão de projetos mais eficaz;

2. Maior eficiência: Graças à análise de dados, é possível que as empresas racionalizem muitos dos seus processos, tornando-os assim mais eficientes e permitindo-lhes ao mesmo tempo reduzir custos.

3. Customer Experience aprimorada: A análise de dados também pode ajudar as empresas a melhorar o seu padrão geral de serviço ao cliente. Em primeiro lugar, fornece uma visão aprofundada sobre o que os clientes querem e as suas preferências. Em segundo lugar, armazena dados num único local e permite que toda a sua equipa tenha acesso aos mesmos, assegurando uma melhor consistência da qualidade do serviço.

Nos dias de hoje, a análise de dados em tempo real é, cada vez mais, uma realidade e uma necessidade do ecossistema organizacional. Os negócios acontecem no imediato a um ritmo bastante acelerado e é imperativo que cada organização saiba tomar as decisões mais adequadas para o seu negócio de modo a que não se perca tempo e, consequentemente, oportunidades. As empresas têm agora de olhar para a mudança como uma obrigatoriedade ou serão facilmente ultrapassadas pelos seus concorrentes.


Publicado em:

Opinião

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados