Partilhe nas Redes Sociais

A importância do Business Intelligence para a Gestão

Bruno Costa, Power BI Consultant na Bizdirect

Publicado em 9 Abril 2018 | 947 Visualizações

Vivemos atualmente numa era digital em que a constante evolução tecnológica leva as organizações a questionarem-se em “como tomar decisões mais assertivas para a empresa num cenário em que cada vez mais é importante ser rápido e eficiente?”. É como resposta a esta questão que surge o Business Intelligence (BI).

As tecnologias de BI são uma mais-valia na hora de tomar decisões assertivas uma vez que tornam possível o manuseamento de uma grande quantidade de dados não estruturados de forma a ajudar a identificar, desenvolver e até mesmo criar uma nova oportunidade de estratégia de negócios.

Ao permitir uma rápida e fácil interpretação de um grande volume de dados, o BI pode revelar-se um forte aliado no mundo dos negócios, uma vez que as suas ferramentas são um apoio na identificação certa de novas oportunidades de negócio, na redução de custos, na identificação de problemas e na implementação de uma estratégia de negócio efetiva ao nível da organização e por outro lado permite um maior conhecimento do mercado. Existem no mercado várias soluções de BI, que possibilitam que os utilizadores, de uma forma fluída e dinâmica, consigam produzir e disponibilizar relatórios à organização, através dos vários insights gerados.

Uma das capacidades únicas de algumas das plataformas é a facilidade de trabalhar em conjunto com diversas ferramentas externas no mesmo ambiente, o que facilita o trabalho de diferentes equipas dentro da empresa. No dia-a-dia da organização, surge, entre outras questões, a necessidade de analisar várias vezes o estado de um determinado projeto ou a necessidade de conhecer a alocação de um determinado recurso, e a interligação entre as diferentes aplicações apresenta-se como uma mais-valia na agilização da análise de projetos, através de uma monitorização e controlo mais efetivo. Com a exploração destes dados através da plataforma dedicada a BI torna-se possível, para os vários elementos da organização, construir relatórios específicos que podem inclusive ser disponibilizados nos equipamentos móveis, para facilitar o acesso aos dados nos momentos certos.

No campo do Business Intelligence as tecnologias de BI destacam-se igualmente pela sua flexibilidade de, a partir de um relatório mais geral, criar várias camadas e visões mais apropriadas para a necessidade de cada membro ou área da organização.

No contexto organizacional que vivemos, sobretudo nas áreas de gestão que lidam diariamente com um grande volume de dados proveniente de diversas aplicações, as ferramentas de BI são uma resposta inteligente e a qual defendo ser certa, pois trata-se de uma poderosa ferramenta analítica que vem conferir aos decisores um conjunto de insights que permitem acompanhar em tempo real a evolução do negócio e simultaneamente partilhar esses indicadores com a restante organização. A integração com aplicações Cloud e locais que são possíveis vêm possibilitar uma visão atualizada e integrada dos dados da sua empresa automaticamente sem ter que se preocupar com nada!

Nunca é demais relembrar que a análise baseada em factos é essencial para o sucesso de qualquer negócio! E nesta matéria, a tecnologia BI é a solução certa que irá ajudá-lo a potenciar o seu negócio!

 


Publicado em:

Opinião

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados