Partilhe nas Redes Sociais

Agap2IT ajuda INE a preparar Censos 2021 com teste no terreno

Publicado em 25 Setembro 2018 | 278 Visualizações

A Agap2IT foi parceira tecnológica dos Testes Censos 2018. A empresa portuguesa integrou o projeto, que visa preparar o próximo exercício de recenseamento da população, agendado para 2021, através da Unidade de Solutions Delivery.

A próxima operação dos Censos vai contar com novidades no processo de recolha de informação, que o Instituto Nacional de Estatística está a implementar para melhorar a operacionalização e controlo do processo e testou na operação Testes Censos 2018, entre abril e maio de 2018. A experiência decorreu em sete freguesias e envolveu 20 mil alojamentos e 5 mil residentes.

Estas novidades materializam-se numa aplicação móvel, que os recenseadores vão usar no terreno e que permitirá criar e alterar o posicionamento de edifícios num mapa, identificar metas de validação ao questionário, ou atribuir aos cidadãos senhas de acesso a um questionário online. A app funciona desligada da rede de dados ou Wi-fi.

No projeto, a Agap2IT envolveu 10 consultores das áreas de gestão de projetos, análise funcional, arquitetura, desenvolvimento web e mobile, testes, qualidade e formação. «A implementação passou por identificar junto do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação e do Gabinete dos Censos 2021, a definição de funcionalidades a contemplar no questionário online para resposta pelos cidadãos, backoffice de gestão e controlo da operação», detalha a a empresa.

A ESRI e a Microsoft, cujas tecnologias dão suporte ao projeto, também integraram a lista de parceiros dos Testes Censos 2021. A app móvel desenvolvida para a experiência integra com a solução geográfica ArcGIS da ESRI. No caso da Microsoft, destaque ainda para o recurso aos serviços cloud da plataforma Azure.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados