Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Ainda tem agenda? ecommerce, IA e segurança dominam webinars da semana

Publicado em 14 Julho 2020 | 420 Visualizações

eCommerce ACEPI

Os eventos online passaram a ser uma presença habitual no «novo normal». Com o aproximar dos tradicionais meses de férias o ritmo abrandou, mas continuam a existir bons motivos para fazer uma pausa no trabalho e ouvir ideias e tendências que podem enriquecer conhecimento nas suas áreas de interesse.

A pensar nisso, reunimos algumas das propostas que nos chegaram nos últimos dias, sobre temas bem atuais para o atual contexto em que vivemos e que podem ser boas sugestões para diversificar a agenda na próxima semana ou, na verdade, um pouco mais do que isso, já que há propostas até dia 23. Num mundo que se forçou a ser mais digital nos últimos meses, não faltam bons motivos para discutir estratégias que possam potenciar e tornar permanentes, as mudanças que muitas empresas tiveram de fazer para enfrentar as restrições da pandemia.

ePagamentos: Pagamentos digitais vieram para ficar

A EasyPay é uma das empresa que se prepara para dar espaço ao debate, com uma talk sobre Pagamentos Digitais no Comércio Fisíco, agendada já para esta quinta-feira, dia 16 de julho. O evento, junta Margarida Rodrigues da Sonae, Hugo Ferreira da Shop2grow e Sebastião Lancastre, da Easypay.

O ponto de partida do debate está na importância que as plataformas digitais de pagamento assumiram durante a pandemia e a questão central é a convicção de que continuarão a ter um papel determinante para ajudar as empresas a crescer, mesmo no contexto das lojas físicas. Além de explorar estes temas, os organizadores prometem que a conversa também passará por dicas para acelerar a transformação digital nos pagamentos, ilustradas com exemplos concretos. A sessão começa às 15h, exige inscrição, mas o acesso é gratuito.

O palco às fintech

Já esta quarta-feira há mais uma sessão online em agenda, para quem tem interesse nos temas dos pagamentos eletrónicos. A sessão Coffee with Visa junta a fintech portuguesa Pagaqui e duas startups espanholas da mesma área, a 2gether e a Pecunpay, para falar em colaboração entre estes novos entratantes e as instituições mais tradicionais do mercado de pagamentos eletrónicos. Vai ser um momento de partilha de histórias de sucesso que tem início às 15h30, na plataforma Webex. A inscrição para o evento pode ser através deste link.

ACEPI junta-se à Cap Gemini para falar de e-commerce

Destaque ainda para a ACEPI, que na próxima quinta-feira promove mais um webinar. A iniciativa tem como parceira a Cap Gemini e promete ajudar a encontrar respostas para a seguinte questão: E agora, qual o futuro do e-Commerce em Portugal?

Depois de um crescimento súbito das compras online e dos pagamentos eletrónicos no país, o que se pode afinal esperar e como estão as empresas a responder.

Nesta mesa redonda, que é possível seguir online entre as 15 e as 16h30, vão participar André Vieira, eCommerce and Digital Director da Auchan; Nélson Santos de Brito, Client Experience Director da Luz Saúde; Patrícia Santos, Retail & Sales Director da Delta Q; Paula Figueiredo, Worten Customer Management & Market Research Director e Miguel Mancellos, Head of DCX Practice da Capgemini. Pode saber mais sobre o evento aqui.

Diga-se que a ACEPI tem uma agenda robusta de eventos online, que fazem agora uma pausa de verão mas são retomados logo no início de setembro e que são recursos de valor para quem está a criar ou a dar os primeiros passos no comércio online. No site da associação é possível recuperar as sessões dos últimos meses.

Inteligência Artificial na digitalização

Também no dia 16 de julho, igualmente às 15 horas, arranca o painel Artificial Intelligence and Digitalization: Opportunities From a New Global Reality, uma iniciativa que junta a Altitude Software e a Portugal–US Chamber of Commerce, para promover um debate sobre as oportunidades da nova realidade global para as áreas da Inteligência Artificial e Digitalização.

Entre os oradores vão estar Manuela Veloso, chefe de pesquisa da JP Morgan Chase AI; Miguel Noronha, vice-presidente executivo da América do Norte, Reino Unido, Portugal e contas globais da Altitude Software) ou Rui Teixeira, CEO da EDP Generation. No site estão as instruções para o registo.

O que procuram as empresas?

Ainda no dia 16, termina o ciclo de debates Insights Talks 2020, com uma mesa redonda, também aqui em formato virtual, dedicada ao tema «O que procuram as empresas na corrida à digitalização».

A iniciativa é do LabEST – Laboratório de Empreendedorismo, Sociedade e Tecnologia, em parceria com a coordenação da licenciatura de Gestão do Instituto Piaget de Almada, contando ainda com o apoio da equipa do Gestão Summit.

Os três oradores convidados são Felicidade Ferreira, country manager da Primavera Software; Daniel Araújo, CEO da Asseco PST e Tiago Mendes Gonçalves, CEO da InnoWave Technologies.  

O evento está agendado para as 21 horas. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita no site do Instituto Piaget.

Gestão documental e o impacto na otimização de processos

No dia 17, sexta-feira, é a vez da Ricoh promover mais um webinar sobre a automatização de processos e como podem impulsionar a produtividade das empresas. Esta série de eventos online arrancou no dia 10 de julho, esta sexta-feira às 11 horas ganha uma nova sessão dedicada à «Automatização de processos para a Indústria».

A sessão pretende ajudar as empresas a perceberem como podem acelerar os seus processos de produção, controlar a qualidade e a informação de forma exaustiva, ou aceder a documentos de imediato, independentemente da sua localização, sumariza a companhia, dona da Docuware, cujas soluções estarão em destaque neste webinar.

No dia 24 de julho a empresa promove ainda outro evento neste formato, desta vez sobre «Automatização de processos para o setor Automóvel». As inscrições para ambos, podem ser feitas aqui. A participação é gratuita.

Bside, vários olhares sobre os temas da cibersegurança

Nas conferências, o momento também é de abrandamento, mas ainda há programação que vale a pena acompanhar, como a Bside, uma reputada conferência técnica na área da cibersegurança que este ano se estreava no Porto, mas que a pandemia remeteu para os canais online. Acontece dia 23 e tem na agenda de oradores nomes como Pedro Fortuna, cofundador da Jscrambler, dois investigadores da Cisco Talos ou o responsável pelos serviços de consultoria da Digital14.

Nos últimos meses empresas como a IDC, Deloitte ou PHC também estiveram especialmente ativas nos eventos online, onde a tónica passou, quase sempre, pelos desafios da transformação digital, à luz do novo cenário imposto pela pandemia.

Nas próximas semanas não há eventos em agenda para nenhuma das três, mas pode ver ou rever os dois últimos meses até que as próximas sessões cheguem. Algumas, estão disponíveis nos respetivos sites.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados