Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Amazon junta-se à Oracle e à IBM e aposta no blockchain

Publicado em 24 Abril 2018 | 656 Visualizações

NEC Blockchain

A Amazon anunciou o lançamento de uma ferramenta para facilitar a criação de redes blockchain, seguindo os passos de outros dois gigantes de soluções empresariais, a Oracle e a IBM, que já se tinham posicionado para tirar partido da mesma tendência.

O Blockchain Templates é apresentado pela empresa como «uma forma fácil e rápida de criar e desenvolver redes blockchain seguras, tirando partido de frameworks open source» e passa a integrar o portefólio de serviços disponibilizados através da Amazon Web Services (AWS). Permite lançar redes blockchain Ethereum e Hyperledger Fabric «numa questões de minutos e apenas com alguns cliques», garante a empresa.

Oracle e IBM mantêm ofertas idênticas, também com serviços que facilitam o mesmo tipo de desenvolvimento, a partir de um conjunto de opções pré-configuradas. Ambas têm por base o Hyperledger Fabric Project, apadrinhado pela Fundação Linux.

No caso da Oracle, a oferta foi um dos anúncios do último Oracle OpenWorld. A IBM foi a primeira das três a posicionar-se nesta área, com o lançamento da sua oferta há cerca de um ano, como detalha o Tech Crunch. O site aponta ainda outro lançamento recente na mesma área feito pela Huawei há uma semana, numa conferência de investidores na China, onde também apresentou um serviço de blockchain.

Jeff Barr, vice-presidente da AWS, explicou numa nota no blog da empresa que a aposta da AWS no blockchain pretende ajudar as empresas a explorarem as «possibilidades intrigantes» da tecnologia, que muitos veem hoje como as bases de um novo sistema monetário, outros como a plataforma do futuro para a logística, crowdfunding e outros fins. Na mesma nota, o responsável mostra como podem ser usados os novos recursos no AWS.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados