Partilhe nas Redes Sociais

António Costa apela à participação no Simplex

Publicado em 17 Fevereiro 2016 | 831 Visualizações

O Primeiro-Ministro, António Costa, esteve hoje em Aveiro, onde acompanhou a sessão local dedicada à Volta Nacional Simplex, e aproveitou para convidar os empreendedores a apresentarem projetos e aplicações que ajudem a simplificar os procedimentos da Administração Publica.

O programa Start up Simplex, vai dar início à fase de candidaturas já no próximo mês de Março, contando o Governo «que os projetos selecionados possam ser executados até maio de 2017».

Em Aveiro, António Costa lembrou que «um passo novo que damos na construção deste processo Simplex 2016 é o grande desafio que é lançado à comunidade empreendedora, o Start up Simplex, que é o convite que lançamos a todos os que são empreendedores e que têm desenvolvido ou querem desenvolver projetos ou aplicações que permitam servir o Estado, na sua relação com os cidadãos e as empresas, tendo em vista cada vez mais incorporar essa inovação na Administração Pública».

O Primeiro-Ministro afirmou ainda que «a aposta certa não é fechar serviços que são essenciais, nem ter uma Administração mais distante», mas «ter uma Administração mais próxima, mais inteligente e que seja capaz de ser mais inclusiva».

António Costa lembrou que Portugal tem progredido na última década no que respeita à simplificação administrativa, mas é preciso ir mais longe: «Se pouparmos na burocracia podemos investir melhor no que é essencial e concentrarmo-nos naquilo que devem ser as funções efetivas e reais do Estado».

Ao Start up Simplex serão submetidos projetos (sejam ideias por desenvolver ou plataformas ou aplicações que já existam) para modernização e simplificação de processos da Administração Pública.

Os projetos apresentados são depois sujeitos a uma avaliação da qual sairão 10 finalistas, depois avaliados por um júri, que deverá incluir responsáveis da Administração Publica e responsáveis empresariais, tais como fundadores de startups e responsáveis de incubadoras de empresas. No final, haverá três vencedores.

*Crédito da foto: Gustavo Figueiredo


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados