Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Apple aproxima iPad do portátil com novo iPadOS

Publicado em 3 Junho 2019 por Ana Rita Guerra | 348 Visualizações

Nove anos depois do lançamento original, o iPad vai a sua própria versão do sistema operativo móvel da Apple, denominada iPadOS. As características deste sistema, que acaba de ser apresentado em São José, Califórnia, no arranque da conferência anual de programadores (WWDC), mostram que a intenção é aproximar a experiência do iPad da de um portátil.

Para os utilizadores profissionais, a aplicação de Ficheiros será uma das mais úteis. Oferece um local central para aceder e gerir documentos e permite agora partilhar ficheiros com a iCloud Drive (algo que a Google já tem há vários anos).

Importante também é que esta app de Ficheiros suporta ligação a drives externas, nomeadamente USB, cartões SD ou servidor SMB, uma lacuna que tornava o iPad e o iPad Pro muito limitado para utilizadores profissionais.

Há também um novo formato de visualização em coluna, à semelhança do portátil. Por outro lado, o iPadOS introduz o armazenamento local, capacidade de compressão e descompressão de ficheiros e mais atalhos do teclado destacável, um claro aceno ao formato clássico de gestão de ficheiros do portátil.

Outra novidade neste sentido é que passa a ser possível dividir o ecrã em dois e trabalhar em duas janelas simultaneamente, da mesma app ou apps diferentes – por exemplo, um ficheiro Microsoft Word e email.

A demonstração feita em palco pelo vice-presidente de engenharia de software, Craig Federighi, revelou vários novos gestos – tais como fazer scroll de baixo para cima e o deslize com três dedos.

O sistema também suporta o arrastar e largar de itens de uma app para outra, e o utilizador pode agora fixar widgets no ecrã Home através do “Today View” (isto inclui manchetes, meteorologia, calendário, eventos, etc).

As páginas têm agora um novo layout, que mostra mais aplicações em cada uma, e a “App Exposé” permite dar uma olhada rápida às janelas abertas e abrir com um toque.

Mais novidades incluem o Dark mode, maior integração do Pencil, updates de aplicações mais leves e a funcionalidade “Sign in with Apple”, para fazer sign in em aplicações com maior privacidade.

O iPadOS estará disponível no outono, provavelmente a seguir ao grande evento anual da Apple para lançamento dos novos iPhones, e poderá ser utilizado nas versão do tablet a partir do Air 2, todos os modelos iPad Pro, iPad de 5ª geração e superiores e a partir do iPad mini 4.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados