Partilhe nas Redes Sociais

As empresas portuguesas já sentem o poder do digital?

Publicado em 23 Novembro 2015 | 389 Visualizações

Das 80 empresas inquiridas no Estudo Digital Business da Cionet Portugal, 29% apontou que as tecnologias digitais disruptivas tiveram impacto no seu negócio nos últimos três anos. Os inquiridos esperam que as tendências digitais tenham impacto no negócio através da inovação em produtos digitais e modelos operacionais e de negócio (68%), do envolvimento digital dos seus clientes (63%) e em análises avançadas e big data (54%). Entre 10 e 50% das empresas admitem ainda estarem a utilizar processos ágeis no desenvolvimento dos projectos organizacionais.

«Neste inquérito, verificamos que grande parte das empresas confia na tecnologia para avaliar cada vez melhor o seu mercado, sobretudo o que os consumidores querem, para assim melhorar as suas propostas», apontou Rui Serapicos, managing partner da Cionet Portugal.   

 

Ao adoptarem tecnologias digitais, 74% das empresas tem como prioridade compreender o comportamento do consumidor, bem como obter uma visibilidade integral das transações em vários canais – web, redes sociais, apps, mobilidade, POS e Contact Centers.

 

O caminho para o digital é longo, e as organizações não são alheias a algum tipo de resistência para novos projetos. O facto de a estrutura organizacional das empresas ainda não estar adequada ao negócio digital é visto por 41% dos inquiridos como uma das principais barreiras ao sucesso dos programas digitais. A impossibilidade de adotar uma lógica de experimentação essencial para alcançar as melhores práticas é o segundo obstáculo mais escolhido relativo a um potencial insucesso dos programas digitais.

 

Este estudo da Cionet Portugal realizou este estudo entre Julho e Outubro deste ano, com o objetivo de saber como o tecido empresarial se está a adaptar ao digital.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados