Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Atelier Digital da Google formou 19500 portugueses

Publicado em 11 Maio 2017 por Ana Rita Guerra | 874 Visualizações

Em cinco meses de operação, o Atelier Digital da Google formou 19500 portugueses, segundo revelou a empresa na abertura da primeira formação presencial do projeto em Lisboa. A sessão contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos. A formação presencial já tinha passado por Setúbal, Aveiro e Leiria, chegando agora à capital.

O Atelier Digital é de frequência gratuita e adicionou recentemente a parceria da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade do Porto, além dos apoios da Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, da Universidade NOVA de Lisboa, Universidade do Porto e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O seu propósito é formar jovens, empregados ou desempregados e independentemente da formação académica, com uma série de competências digitais que sirvam na nova era da digitalização.

Já são conhecidos os números sobre o desfasamento entre o que o mercado de trabalho procura e a oferta disponível neste âmbito – a Comissão Europeia prevê que abram mais de 820 mil vagas nos próximos anos viradas para este tipo de competências.

A formação é feita de forma digital e complementada com sessões presenciais. O registo é feito no site da iniciativa e a conclusão da formação adapta-se à disponibilidade do formando. Na plataforma online, há 23 módulos sobre áreas diversas, entre pesquisa, redes sociais, vídeo, comércio eletrónico ou analítica. O formando acede a tutoriais em vídeo, depois a atividades práticas e no final a um teste que vale uma certificação reconhecida pela IAB Europe.

No caso da formação presencial, as sessões duram três dias e focam-se no Marketing Digital. Estão incluídas formações sobre SEO (otimização para motores de pesquisa), SEM (marketing para motores de pesquisa), marketing nas redes sociais e em plataformas móveis, análise de web e internacionalização.

«Estamos muito satisfeitos e, ao mesmo tempo, entusiasmados com a adesão que os portugueses estão a manifestar», referiu Marcel Leonardi, responsável de políticas públicas da Google Portugal, na abertura da formação presencial em Lisboa. O executivo adiantou que os resultados ultrapassaram as melhores expectativas da Google.

João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria, referiu que o Governo considera importante a aposta em capital humano. «As competências digitais são uma chave fundamental no currículo profissional hoje em dia e por isso assumimo-nos como parceiro da Google neste projeto», indicou o governante, sublinhando que «não existe melhor emprego sem aposta em competências e aprendizagens e não existe maior competitividade da economia sem recursos altamente qualificados».


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados