Partilhe nas Redes Sociais

Atos ajuda a controlar saúde dos passageiros que chegam a Espanha

Publicado em 3 Setembro 2020 | 122 Visualizações

A Atos foi a empresa escolhida pelo Ministério da Saúde Espanhol e pela operadora aeroportuária espanhola AENA para gerir as principais informações de saúde e viagens de todos os passageiros que voam para Espanha.

A solução digital agora desenvolvida e gerida pela Atos chama-se Spain Travel Health e dá aos viajantes acesso digital ao formulário de controle de saúde obrigatório, fornecendo-lhes um QR Code pessoal que será digitalizado no aeroporto na chegada a Espanha.

Esta solução «coloca Espanha na vanguarda tecnológica do controle de saúde e segurança e proteção de passageiros e cidadãos em todo o mundo», explica a Atos. A sua solução fornece ao Ministério da Saúde os dados de contacto de cada passageiro, bem como informações específicas sobre o seu voo e viagem, de forma a melhorar a capacidade de seguimento, estabelecer contactos individuais ou em grupo se necessário e realizar análises estatísticas «destinadas a melhorar a proteção da saúde».

Devido à pandemia Covid-19, todos os passageiros que viajam para Espanha devem agora preencher o Passenger Locator Card, um formulário de papel baseado em padrões internacionais e que já foi adotado por vários países.

O Ministério da Saúde Espanhol decidiu dar um passo em frente e fornecer uma solução digital «que agilizaria o processo e eliminaria a necessidade de milhões de passageiros preencherem um documento em papel». O objetivo «é proteger melhor a saúde dos passageiros e cidadãos, promover voos e turismo seguros, simplificar o acesso à informação e criar um banco de dados a partir do qual as informações possam ser facilmente extrapoladas».

A solução da Atos permite a cada passageiro preencher o formulário digitalmente através de um portal web ou das aplicações móveis, SpTH disponíveis para Android e Apple.

Depois de preenchido, o formulário deve ser enviado digitalmente pelos passageiros, 48 horas antes da chegada a Espanha, para que possam receber o seu código QR único e pessoal diretamente na aplicação e por e-mail, bem como informações de saúde relevantes e detalhes de contato das autoridades de saúde espanholas.

Na chegada a Espanha, os passageiros devem mostrar o seu código QR nos pontos de controle de saúde do aeroporto para poderem continuar a sua viagem. O sistema permite às autoridades aeroportuárias controlar o fluxo de passageiros «de forma muito ágil e decidir rapidamente quais os passageiros que devem ser encaminhados para um segundo posto de controle de saúde», diz a Atos.

A tecnológica acrescenta ainda que a solução «obedece a rígidos protocolos e normas para garantir a confidencialidade e segurança dos dados, incluindo o GDPR, e o cumprimento do National Security Framewok».


Publicado em:

Projetos

Etiquetado:

aeroportoAtosEspanha

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados