Partilhe nas Redes Sociais

Azure da Microsoft no centro da digitalização da Prosegur 

Publicado em 30 Agosto 2022 | 94 Visualizações

A Prosegur fez um balanço do primeiro ano da parceria de longa duração com a Microsoft, centrada na modernização e digitalização da empresa, na automatização de processos, melhoria da conectividade, escalabilidade e flexibilidade das operações, mas também na formação de colaboradores. 

Entre os projetos realizados ao longo deste primeiro ano, está o lançamento de câmaras inteligentes 360º com análise de vídeo baseada em Azure, que reforçaram o sistema de alarme e segurança 360º da Prosegur. A parceria viabilizou também o lançamento comercial de uma solução de Monitorização de Processos de clientes suportada no Azure IoT (Security, Operations Monitoring). Com esta solução a Prosegur explica que consegue gerir sinais de diferentes fontes, para fornecer serviços de Business Continuity aos seus clientes, controlar processos críticos a partir dos seus centros e alertar para incidentes. 

O Azure suporta também o funcionamento do Yellow, um cão robot inteligente que recorre a IoT e Inteligência Artificial para agilizar a vigilância de eventos. O Yellow está ligado ao SOC (Security Operations Center) da Prosegur através da GenzAI, plataforma de inteligência com IoT e AI suportada no Azure.

No último ano, a empresa de segurança, com 150 mil colaboradores a nível global, concluiu também a implementação de um modelo de teletrabalho, assente na utilização de ferramentas de colaboração na cloud da Microsoft, como o Teams, One Drive, SharePoint, entre outras, já usadas por mais de 30.000 colaboradores nos 26 países onde a empresa opera.

A Prosegur iniciou ainda recentemente a migração para o Azure de mais de 160 sistemas e aplicações relevantes, incluindo algumas aplicações críticas na prestação de serviços ao cliente, como a app da Prosegur Alarms (Smart), ou a Plataforma Operacional de Segurança da empresa.

Reforçou igualmente a aposta na cibersegurança, também com recurso a diferentes soluções da Microsoft, como a solução de gestão de identidade e autenticação multifactor centralizada no Azure; a solução Defender para a gestão de cibersegurança de PCs; o Azure Security Center para a gestão de cibersegurança de Servidores ou o Microsoft Sentinel, para a gestão de alertas CyberSoc.

A formação foi também um componente importante da parceria neste primeiro ano, materializada em 434 cursos ministrados através da Microsoft Learn, para pessoal das áreas de TI, inovação e Cipher (unidade de cibersegurança da Prosegur), de onde resultaram 140 certificações.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados