Partilhe nas Redes Sociais

Beeverycreative: Impressora 3D para a indústria chega daqui a dois anos

Publicado em 31 Outubro 2018 por Cristina A. Ferreira - Ntech.news | 202 Visualizações

A Beeverycreative está a trabalhar numa impressora 3D para a indústria. O projeto é financiado por fundos comunitários do programa Portugal 2020 e representa um investimento de cerca de 760 mil euros. Está a ser desenvolvido em consórcio, como explicou ao Ntech.news a empresa portuguesa, e deverá estar concluído daqui a dois anos.

No projeto estão envolvidas mais quatro entidades: o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, a Grandesign, a Cadflow e a DISTRIM2. As três empresas pertencem à Vangest, da Marinha Grande, que realiza mais de 80% do negócio a partir da exportação. O grupo, que já inclui a impressão 3D nas tecnologias a que recorre, divide o negócio pelas áreas do design, engenharia de produto, prototipagem rápida, produção rápida, fabricação do molde protótipo e molde final, calibres de controlo de qualidade, produção de pequenas séries e injecção de termoplásticos.  

Em maio, a Beeverycreative já tinha anunciado que iria tirar partido do conhecimento adquirido no projeto europeu MELT, para desenvolver uma impressora 3D que ajudasse «indústrias como a automóvel, calçado, eletrónica e muitas outras» a recorrerem «à prototipagem rápida, com elevada qualidade de impressão e precisão dimensional».

O MELT (Manufacturing of Experimental Layer Technology) nasceu de um concurso aberto pela Agência Espacial Europeia, para o desenvolvimento e teste de um protótipo de impressora 3D, capaz de imprimir em ambiente de microgravidade com polímeros de alta performance.

O desafio passava por criar um equipamento capaz de produzir peças e ferramentas úteis para os astronautas. A Beeverycreative, em consórcio com outras empresas europeias, criou a solução tecnológica, que já está a ser testada pela ESA. À empresa portuguesa coube trabalhar no desenvolvimento do equipamento propriamente dito e do seu software.

A Beeverycreative já lançou quatro impressoras 3D. O modelo mais recente é a B2X300, uma impressora 3D em kit, que está direcionada para o segmento de makers e que, garante a empresa, foi desenhada a partir do feedback dos clientes, sobretudo daqueles que compraram o último modelo lançado pela companhia.

A nova B2X300, lançada em setembro, junta-se à helloBEEprusa, BEETHEFIRST+ e BEEINSCHOOL.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados