Partilhe nas Redes Sociais

Bolsas CMU permitem novos voos profissionais

Publicado em 20 Novembro 2024 por Ntech.News | 114 Visualizações

O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) anuncia a abertura de candidaturas para até dez bolsas integrais de doutoramento para o ano letivo de 2025/2026. Este programa permite obter dois diplomas de doutoramento — um pela Universidade de Carnegie Mellon (CMU), nos Estados Unidos, e outro por uma das principais universidades portuguesas.

As dez bolsas de doutoramento enquadram-se nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, áreas de atuação do programa CMU Portugal, e são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Entre as Instituições em Portugal contam-se as Universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Porto, a Universidade Católica e a Universidade Nova de Lisboa.

Os nove programas de doutoramento com candidaturas abertas para o ano 2025/2026 são: Aprendizagem Automática, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia de Software, Engenharia de Políticas Públicas, Informática, Interação Pessoa-Máquina, Robótica, Societal Computing, e Tecnologias de Língua Falada.

As candidaturas estão abertas até 11 de dezembro (para a maioria das áreas) ou 15 de dezembro (para Engenharia de Políticas Públicas e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores).


Cada bolsa inclui:

  • Propinas integrais na CMU e em Portugal;
  • Subsídio mensal durante os 5 anos do programa (renováveis anualmente);
  • A experiência de estudar 3 anos em Portugal e 2 anos nos EUA;

Desde a sua criação, há 18 anos, o programa CMU Portugal atribuiu o grau dual a 93 alunos, que hoje ocupam posições de liderança em empresas nacionais como a Feedzai, Unbabel ou Cloudflare. Nos Estados Unidos o programa tem alunos na IBM, Apple, Meta ou Amazon mas também em Universidades como a Carnegie Mellon, Universidade da Califórnia, Berkeley ou John Hopkins University. Na Europa existem alunos em posições na Universidade de Utrecht, de Eindhoven e Amesterdão mas também em instituições de topo como a Huawei, Amazon ou Comissão Europeia. 


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados