Partilhe nas Redes Sociais

Braga recebe debate sobre futuro da nanotecnologia

Publicado em 3 Agosto 2017 por Ana Rita Guerra | 82 Visualizações

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) organiza em Braga a terceira edição do INL Summit, que este ano se focará no tema «Nanotecnologia: a nova economia».

O encontro terá a participação de especialistas nacionais e internacionais de diferentes setores, com o objetivo de debater a forma como a nanotecnologia, enquanto convergente dos mundos digital, físico e biológico, está a redefinir e a transformar o futuro da economia mundial.

O setor está em plena ebulição. Os cientistas estão a trabalhar em implantes celulares, nanomáquinas capazes de entrar no corpo humano e navegar para identificar e eliminar vírus, batérias ou células cancerígenas, impressão 3D de órgãos humanos, materiais ultra-resistentes e autoreparáveis, sensores subcutâneos, nano ótica aplicada à realidade aumentada e outras inovações. A premissa do summit é que a nanotecnologia introduz alterações significativas na forma como a sociedade produz, consume, comunica e vive.

Alguns dos temas mais interessantes que serão debatidos relacionam-se com a 4ª revolução industrial e o papel da ciência no momento atual. Haverá novidades sobre a aplicação da nanotecnologia em diferentes áreas e apresentação de casos de estudo. O programa inclui ainda os painéis «Como transformar a nanotecnologia em negócio», «Nanotecnologia, Arte, Design e Educação» e um debate sobre o «Impacto da Nanotecnologia na Economia».

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia é o principal hub do sector em Portugal e um dos maiores do mundo para investigação e desenvolvimento de nanotecnologia em quatro áreas estratégicas: Saúde, Alimentar, Ambiente e Nanoeletrónica. O evento terá ainda a participação de académicos, indústria, entidades governamentais, economistas, investidores e empreendedores portugueses e estrangeiros. Decorrerá a 19 e 20 de outubro no Theatro Circo, em Braga.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados