Partilhe nas Redes Sociais

Bridgestone apresenta sistema inteligente de monitorização de pneus

Publicado em 3 Julho 2020 | 907 Visualizações

A Bridgestone juntou-se à Microsoft para desenvolver um sistema de monitorização capaz de detetar, em tempo real, problemas de danos nos pneus. Em regra, este tipo de problemas resumem-se em quatro pontos principais: pressão inadequada, fadiga, desgaste irregular e, por último, danos causados no contacto com lancis, buracos ou objetos na estrada.

O TPMS (sistema de monitorização de pressão dos pneus) é obrigatório em todos os carros fabricados desde 2012 e ajuda os condutores a evitar problemas de baixa pressão. Já o serviço regular e a substituição de pneus a tempo protegem contra o desgaste e a fadiga.

A exceção têm sido os danos nos pneus – que geralmente não podem ser detetados sem uma inspeção manual cuidadosa e que podem ocorrer a qualquer momento.

O Sistema de Monitorização de Danos nos Pneus da Bridgestone oferece informação em tempo real relativa aos danos. Recorrendo a uma estrutura de cloud da MCVP em conjunto com os dados gerados pelo sensor, do hardware já instalado, utiliza algoritmos para detetar eventos que afetem a superfície e a carcaça do pneu.

O condutor pode ser imediatamente notificado do perigo e agir em conformidade para resolver a situação.

Mas o sistema tem ainda outras aplicações permitindo perceber não apenas quando ocorreu o dano, mas também onde. Dessa forma, assegura «uma visão mais ampla das condições da estrada e infraestruturas, que pode ser usada para alertar os responsáveis pelos problemas de danos na estrada, quanto à presença e localização de buracos e outros perigos».

O novo Sistema de Monitorização de Danos nos Pneus da Bridgestone está disponível para todas as frotas de veículos OEMs – fabricantes originais do equipamento –que usam a MCVP. A parceria com a Microsoft também permite à Bridgestone desenvolver a sua solução para responder aos requisitos das frotas e dos principais parceiros OEM em todo o mundo.

Uma parceria na cloud

A MCVP fornece uma plataforma horizontal conectada à cloud e em cenários digitais, sobre a qual podem ser construídas soluções direcionadas para o cliente, incluindo “infotainment” no veículo, navegação avançada, condução autónoma, serviços de telemática e previsão, assim como atualizações over-the-air. Inclui ainda, a nível corporativo, a disponibilidade e escala globais que acompanham o Microsoft Azure.

Por sua vez, trabalhar com a Bridgestone ajuda a Microsoft a expandir o seu ecossistema de parceiros de suporte e permite que os clientes da MCVP integrem as soluções desses parceiros nas suas próprias ofertas.

Laurent Dartoux, CEO e presidente da Bridgestone EMIA, lembra que «ao criar esta parceria com a Microsoft, temos a oportunidade de levar o nosso Sistema de Monitorização de Danos nos Pneus a milhões de condutores, oferecendo-lhes maior segurança e tranquilidade».


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados