Partilhe nas Redes Sociais

C-Academy: Novos programas de formação do CNCS vão assentar na plataforma NAU

Publicado em 24 Junho 2022 | 103 Visualizações

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) vai usar a plataforma de Learning Management System da NAU e os recursos tecnológicos associados, para implementar as soluções tecnológicas necessárias ao funcionamento do programa de formação C-Academy, recentemente anunciado. 

O C-Academy é um programa de formação avançada na área da cibersegurança, que junta o CNCS a mais de 20 universidades e politécnicos, para promover competências avançadas em cibersegurança. Prevê cursos intensivos de 35 e de 70 horas, que vão disponibilizar conteúdos e formações alinhados com o Referencial de Competências de Cibersegurança.

Este é um projeto de âmbito nacional e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e a ideia é que os cursos promovidos pela C-Academy possam depois ser posteriormente dinamizados em qualquer instituição de ensino aderente ao projeto, para dar acesso a um conjunto de microcredenciais com ECTS, que podem ser usadas e que são reconhecidas em qualquer uma das instituições.

Prevê-se que o programa, dirigido à Administração Pública, operadores de infraestruturas críticas, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais forme 9800 pessoas até ao primeiro trimestre de 2026. Deve arrancar ainda este ano. 

«A seleção da plataforma NAU enquanto parceiro tecnológico desta Academia surge não só pela proximidade da unidade FCCN da FCT ao ensino superior como também pelo percurso feito pela NAU desde início com o CNCS nas suas atividades formativas», admite Pedro Cabral, gestor da plataforma NAU.

A NAU é uma plataforma de MOOC (Massive Open Online Courses), lançada em 2019. Integra conteúdos gratuitos e em português é está vocacionada para o ensino e formação online à distância para grandes audiências, dinamizado pela Unidade da Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). 

Conta com mais de 142 mil utilizadores ativos e já realizou 90 edições dos cursos disponibilizados.  Atualmente disponibiliza cursos de acesso aberto em parceria com 43 entidades de referência nacional.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados