Partilhe nas Redes Sociais

Candidaturas a bolsas para estudantes de engenharia e tecnologia já abriram

Publicado em 28 Dezembro 2021 | 514 Visualizações

Já foi lançado o programa de bolsas de estudo que resulta de uma parceria entre a Huawei e a associação .PT e que quer alcançar 50 estudantes do ensino superior das áreas de Engenharia e Tecnologia. Através desta iniciativa, a Huawei vai investir, ainda este ano, 250 mil euros em bolsas para entregar a candidatos que serão selecionados pelo .PT. 

O programa foi anunciado durante a Web Summit e resulta de um memorando de entendimento entre as duas instituições. Pretende abranger estudantes de diversas áreas, dentro dos domínios da Engenharia e da Ciência, que serão escolhidos pelo mérito a nível académico e pessoal, como explicam os promotores. 

“A criação deste programa vai capacitar uma nova geração de talentos nacionais com competências tecnológicas que vão ao encontro das ambições de transição digital do país”, destaca Tony Li, CEO da Huawei Portugal. 

A Huawei tem apoiado outras iniciativas de fomento ao talento português, como o Smart Bus, Seeds for the Future, ICT Academy, Summer School for Female Leadership in Digital Age. Mais recentemente inaugurou o 5GAIner, laboratório de 5G e Inteligência Artificial.

Neste programa conta também com o apoio da INCoDe.2030 e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade, e com os apoios do Portugal Digital e da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, já que uma das metas do programa é trazer mais mulheres para esta área de formação. As candidaturas ao programa podem ser apresentadas no site rogramadebolsashuawei.pt.

De registar que Portugal tem uma das taxas mais baixas de diplomados nas áreas STEAM. Segundo dados do Pordata, em 2020 apenas 8% do total de alunos matriculados no ensino superior no país escolheram cursos nestas áreas. 


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados