Partilhe nas Redes Sociais

CeNTI lidera projeto europeu para promover bioeconomia nas PME com nanomateriais 

Publicado em 21 Novembro 2022 | 280 Visualizações

O CeNTI está a liderar um projeto europeu de inovação na área da bioeconomia, recorrendo à nanotecnologia. Os sectores alvo do projeto são a Construção, Automóvel, Mobiliário e Acolchoados, para quem está direcionado o ecossistema de inovação em desenvolvimento (Open Innovation Test Bed), que pretende fornecer a empresas dessa área acesso a tecnologia e produtos inovadores, desenvolvidos a partir de materiais celulares de natureza biológica nano-habilitados. 

Um dos desenvolvimento já em curso são espumas de poliuretano de base biológica e com nanomateriais, que possam vir a substituir as tradicionais espumas usadas nas estruturas de isolamento em edifícios, interiores automóveis ou acolchoados. Estas espumas são normalmente feitas de produtos à base de petróleo. O projeto prevê o desenvolvimento de 10 demonstradores/protótipos, contendo componentes e espumas de PUR funcionais. 

O mesmo consórcio vai também assegurar serviços de testagem e alavancagem produtiva e de negócio, que ajudem as PME europeias a conhecer, testar e investir em novas soluções, para poderem melhorar a sua competitividade, eficiência produtiva e sustentabilidade. Durante o projeto estes serviços vão ser disponibilizados às empresas de forma gratuita e depois dele a preços competitivos, prometem os promotores. 

O BIOMAT reúne 26 entidades de sete países da União Europeia e de Israel e conta com um financiamento de 16 milhões de euros, para acelerar a transição do tecido empresarial para o paradigma da bioeconomia. Está em curso desde janeiro do ano passado.

“O BIOMAT pretende abranger toda a cadeia de valor, desde os biomateriais e as nanopartículas funcionais, até aos produtos finais e respetiva prova de conceito em ambiente industrial, acelerando a aceitação, por parte do mercado, dos novos produtos de base biológica sustentáveis e que contêm nanomateriais”, explicam os promotores. 


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados