Cepsa migra compras para SAP Ariba

A Cepsa digitalizou a gestão de processos de compras, da necessidade ao pagamento, no âmbito da estratégia de transformação digital e inovação tecnológica que a empresa de energia tem em marcha.
O processo de compra operacional foi redesenhado para se tornar mais simples, ágil, eficiente e permitir uma melhor experiência para o utilizador. A solução tecnológica escolhida foi a SAP Ariba e veio facilitar a integração nativa com as restantes soluções SAP que a empresa já usa nas áreas de gestão financeira, recursos humanos, logística, comercial e manutenção de instalações industriais.
A nova plataforma tecnológica da Cepsa serve a empresa via cloud, para tirar partido «das possibilidades de armazenamento que este modelo proporciona, bem como pela elevada disponibilidade e escalabilidade da infraestrutura», explica a SAP.
Deu à Direção Financeira da empresa, que conduziu o projeto, acesso a um novo canal digital de contacto e negócio com os fornecedores. Desde o final de 2021, altura em que terminou o projeto, já permitiu o registo de mais de 1.800 fornecedores. Cerca de 84% de faturas referentes a encomendas foram já emitidas na plataforma.
A prazo, o objetivo é ter todos os fornecedores integrados na SAP Ariba e reduzir em cerca de 35% o esforço exigido com o processo, graças ao aumento da eficiência e automatização.
A Cepsa é uma empresa de energia e química, presente em toda a cadeia de valor do petróleo, da química e do gás, com 90 anos de existência nestes mercados e mais de 10 mil colaboradores. Faz desde a exploração e produção, à refinação, distribuição e marketing, petroquímica, geração de energia e comercialização.
As opções de colaboração, rastreabilidade e visibilidade de todo o processo de compra, a partir de uma única aplicação, tal como o facto de permitir o acompanhamento do estado das faturas e pagamentos, também foram aspetos relevantes para a decisão e destaques agora apontados pela petrolífera depois da implementação.
Publicado em:
ProjetosPartilhe nas Redes Sociais