Cimpor otimiza operações em 25 centros de produção

A indústria do cimento enfrenta, tal como muitas outras, desafios constantes para garantir a eficiência, a sustentabilidade e a continuidade operacional. Neste contexto, a Cimpor Global aliou-se à Fizix, para implementar um sistema de monitorização baseado em inteligência artificial. O objetivo? Antecipar falhas nos equipamentos antes que ocorram, garantindo maior fiabilidade e eficiência na produção, que anualmente representa cerca de 112 milhões de toneladas.
Este projeto pioneiro abrange 25 unidades industriais da Cimpor em 10 países, incluindo Portugal, Turquia e diversas regiões de África e Europa. A primeira fase será implementada ao longo de 2025, começando por seis países, com uma expansão prevista para 2026, chegando a um total de 14 mercados, incluindo China e Taiwan.
A tecnologia utilizada combina sensores inteligentes, IIoT (Internet Industrial das Coisas) e conectividade 5G, permitindo um acompanhamento contínuo da saúde das máquinas. Os dados são armazenados na cloud, possibilitando análises remotas em tempo real e um suporte técnico altamente especializado.
Uma transformação sem precedentes
De acordo com Berkan Fidan, CTO da Cimpor Global, a empresa investiu aproximadamente 800 milhões de euros nos últimos cinco anos em inovação, integração global, materiais sustentáveis e energias renováveis. «Nos próximos anos, planeamos alocar cerca de 35% da nossa rentabilidade anual a investimentos em digitalização industrial, transição para energias verdes, descarbonização e novos processos e produtos de baixo carbono», acrescenta o responsável.
A decisão de avançar com este projeto foi tomada após uma análise exaustiva de dois anos e testes rigorosos, que de acordo com o CTO, passaram por recurso à vasta base de dados industriais da companhia, capacidades analíticas e experiência em manutenção preventiva, combinando Internet Industrial das Coisas (IIoT), 5G MPN, dispositivos inteligentes e software avançado. «Este é um dos maiores e mais singulares projetos IIoT no mundo, dada a sua dimensão, abrangência e impacto», sublinha Berkan Fidan.
Portugal no centro da estratégia global
A Cimpor Global mantém uma presença forte no mercado nacional, com uma capacidade de produção de cimento de aproximadamente 9,5 milhões de toneladas. «Mantemos a nossa liderança no setor em Portugal e continuamos a contribuir para a economia nacional com uma rede de produção que inclui três centros de produção de cimento integrados, duas unidades de moagem, 43 centrais de betão pronto e 17 pedreiras. Graças aos portos e terminais que possuímos e operamos, estamos a expandir o nosso volume de exportação, a fortalecer a nossa cadeia de abastecimento e a explorar novas oportunidades de mercado», contabiliza Berkan Fidan.
Publicado em:
ProjetosPartilhe nas Redes Sociais