Partilhe nas Redes Sociais

Claranet cria nova unidade de Data & AI liderada por Hélder Pinheiro

Publicado em 21 Fevereiro 2022 | 461 Visualizações

A Claranet criou uma nova área de negócio e escolheu Hélder Pinheiro para a desenvolver e dirigir. A nova unidade de Data & AI da tecnológica em Portugal vai agregar uma também nova oferta de serviços baseados em ciência dos dados e inteligência artificial. Neste universo, a Claranet Portugal explica que pretende unir a componente dos dados às soluções de cloud, cybersecurity e workplace, numa oferta que vai abranger ambientes cloud, on-premises e híbridos.

Através desta nova área de negócio, a empresa quer também apostar em Intelligent Applications e Use Cases para as indústrias de Financial Services, Telecom e Energia e facilitar a adoção de soluções cloud pelos clientes, «através do desenvolvimento e gestão de ecossistemas de dados, bem como, das áreas de Data Governance e Quality», explica a tecnológica.

Helder Pinheiro iniciou a carreira profissional nas telecomunicações e, nessa área, passou por empresas como a Altice, Deutsche Telekom, Nokia, Orange, Telenet e Vodafone. Desde 2013, liderava a unidade de Data, AI & IoT da Capgemini Engineering, que entrega projetos e serviços em 10 países.  

É licenciado em engenharia Informática, tem um mestrado em gestão e uma pós-graduação em Gestão da Inovação. O responsável participou já também em vários projetos de investigação na área das telecom e inteligência artificial, onde se inclui o projeto “How to Implement AI-Driven Businesses in Communication Service Providers (CSPs) / Telecom Operators”, para além de dar aulas na Universidade Católica Portuguesa. 


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados