Partilhe nas Redes Sociais

Como a empatia e a união nos têm ajudado a vencer este desafio

Liliana Silva, diretora de Recursos Humanos na Milestone

Publicado em 30 Abril 2020 | 565 Visualizações

Adaptabilidade, comunicação, resiliência e empatia. Estas têm sido as competências que temos dado mais destaque nestas últimas semanas na Milestone

O teletrabalho não é novo para nós, mas é importante compreendermos que há diferenças entre um modelo flexível e opcional, que anteriormente era utilizado pelas nossas pessoas como uma prática associada à flexibilidade da nossa cultura (máxima liberdade, máxima responsabilidade) e um modelo que nos foi imposto pelo contexto atual, sem opção de escolha.

Com o surgir deste novo contexto foi necessário revermos e adaptarmos a estratégia de Recursos Humanos à nova realidade. Mantendo aqueles que são os nossos valores e as linhas mestras das nossas ações, adaptámo-los, de forma a garantirmos o bem-estar físico e psicológico dos nossos colaboradores e a manutenção da performance organizacional.

A comunicação é um dos elementos-chave para o sucesso de equipas, independentemente de estarmos a viver um contexto mais ou menos conturbado. Mas é inegável que esta fase traz mais desafios e qualquer falha na comunicação poderá ter um impacto maior.

Assim, redefinimos o nosso plano de comunicação interna tornando-a mais regular, para colmatar a distância e manter a confiança junto dos nossos colaboradores.

As equipas passaram a fazer reuniões – por videoconferência – com maior regularidade, e cada uma desenvolveu um plano de comunicação adaptado às suas necessidades. A definição da frequência, do formato, dos métodos e dos canais de comunicação envolveu a participação das equipas.

Lançámos a MilestoneIntra, uma plataforma com o objetivo de simplificar os processos de comunicação interna e potenciar a interligação entre as pessoas.

O nosso plano de formação foi reformulado, tendo em conta as necessidades atuais, sendo que desenvolvemos sessões virtuais sobre “remote management” para as nossas lideranças e “remote work” para todos os colaboradores.

A criação de um contexto promotor de uma cultura coletiva de felicidade e bem-estar sempre foi uma das nossas preocupações.

A partilha de boas práticas é uma constante, não só para facilitar a gestão de workloads e entregáveis, mas acima de tudo para gerar confiança, remover obstáculos e garantir que todos têm as ferramentas e o apoio necessário para desenvolver o seu trabalho, garantindo o bem-estar, produtividade e satisfação.

Porque sabemos que nesta fase, em trabalho remoto, é difícil para algumas das nossas pessoas manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, partilhamos com regularidade dicas e sugestões que garantam o direito de desconexão.

A criação de um contexto promotor de uma cultura coletiva de felicidade e bem-estar sempre foi uma das nossas preocupações. Atendendo ao contexto especial em que nos encontramos e sabendo que os fatores situacionais podem influenciar o desempenho profissional desenvolvemos também o programa HR OpenDoor. Pautado pela confidencialidade, num formato one-to-one e via online, este é um espaço de apoio e comunicação aberta, tendo como objetivo principal promover o incremento do bem-estar psicológico das nossas pessoas, de modo a alcançarmos resultados mais positivos, quer a nível individual quer a nível organizacional.

As nossas ações de engagement continuam a ser desenvolvidas, mas de forma virtual. A partilha de fotos de equipa e dos seus espaços de trabalho tem sido um dos desafios lançados. Assim como, o desenvolvimento de aulas online, de exercício físico, e momentos de socialização, como por exemplo o “café virtual”. Nestes momentos não são “permitidos” temas de trabalho e a boa disposição e descontração são bem-vindas, limitando o distanciamento físico, mas não o distanciamento social.

Proativamente estamos a ajustar-nos a uma nova realidade, de forma a reduzirmos o impacto da pandemia, mantendo aquela que é a nossa cultura de proximidade e flexibilidade.

Na Milestone, o regresso a uma nova normalidade será feito de forma gradual e sustentada, garantindo sempre a segurança das nossas pessoas, clientes e parceiros.


Publicado em:

AtualidadeEspeciais

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados