Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Como enfrentamos o desafio do Coronavírus na Create IT?

Por Nuno Guerra, CEO

Publicado em 10 Abril 2020 | 701 Visualizações

Momentos como estes que agora vivemos com a pandemia nunca são esperados nem planeados. Especialmente neste caso, onde a única medida eficaz de contenção é o afastamento social, o foco principal não era simplesmente manter o nosso negócio ativo, mas mostrar respeito à equipa, mantendo-a segura.

A primeira medida que adotámos foi levar o mais rapidamente possível as nossas pessoas para sua casa. Quando falo das “nossas pessoas”, falo daquelas que trabalham na Create e também no cliente. Criar as condições para que os projetos continuassem a acontecer independentemente da localização física foi imperativo.

Na generalidade dos casos esse processo foi particularmente fácil porque nós já estávamos habituados a trabalhar remotamente, ainda que apenas alguns dias da semana, mas ainda havia clientes que não nos tinham garantido o acesso remoto e com esses o desafio foi maior.

A outra dimensão em que atuámos foi a colaboração. Colaborámos ativamente com os clientes e ajudámos a que o período de transição fosse o mais rápido e o menos conturbado possível. Para tal, a nossa equipa de infraestrutura focou-se em dar todas as condições às pessoas para trabalharem remotamente. Isso permitiu-nos ter todos em teletrabalho e para todos os nossos clientes. Todas as pessoas estiveram disponíveis para ajudar, tanto na nossa equipa como nas equipas dos clientes e isso permitiu-nos rapidamente voltar a uma nova normalidade que é estarmos todos em casa a trabalhar e mantermos um conjunto de práticas que nos permitem estar juntos apesar da distância física. Práticas como o “Bom Dia”, que partilhávamos ao chegar ao escritório de manhã e que fazemos hoje de forma virtual.

 Adicionalmente mantivemos o Enterprise Scrum. A sessão semanal com a equipa agora é via Teams. Temos a equipa completa, cerca de 50 pessoas, ligadas remotamente a alinhar o que é a nível da empresa. Depois temos também as sessões de acompanhamento a nível das equipas e o nosso “coffee session” que é aberto e nos permite todos os dias juntarmos informalmente para beber um café, trocarmos umas ideias e não abdicarmos daquelas que são as práticas que consideramos importantes para manter a proximidade, o alinhamento, o envolvimento e o companheirismo. Isso permitiu-nos estarmos longe fisicamente, mas continuarmos perto enquanto equipa.

Temos também dado os contributos possíveis para a comunidade. Decidimos disponibilizar um acesso gratuito a clientes ao nosso produto DiggSpace para que rapidamente possam adotá-lo sem se preocuparem com qualquer tipo de procedimento contratual nas suas organizações. E adicionalmente estamos a dar apoio também gratuito aos clientes que estão com dificuldades em operacionalizar acesso remoto por parte dos seus colaboradores.

Em termos pessoais, várias pessoas se envolveram e têm colaborado em ajudar a comunidade, nomeadamente hospitais, instituições particulares de solidariedade e outras, no sentido de poderem, de uma forma mais fácil, capitalizar a utilização da tecnologia para passar com mais tranquilidade por este período que é um desafio para todos.

Para finalizar, na Create IT a vida continua e mantemo-nos focados em acrescentar valor aos nossos clientes e em garantir que os seus sistemas respondem da melhor forma ao pico de utilização digital atual. Estamos assim a reforçar a nossa equipa, com todo o processo feito de forma remota: entrevistas, apresentações e sessão de on Boarding. Os novos colaboradores já iniciaram suas atividades em teletrabalho sem comprometer a colaboração e conexão com a equipa.

Juntos, sairemos mais fortes deste período conturbado.


Publicado em:

AtualidadeEspeciais

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados