Partilhe nas Redes Sociais

PUB

GMV: Innovating solutions in Cybersecurity

Dell EMC lidera mercado mundial de servidores

Publicado em 12 Dezembro 2017 por Ntech.news - Ana Rita Guerra | 170 Visualizações

Num mercado que cresceu 5,1% em vendas e 16% em receitas, a Dell EMC foi a vencedora  do terceiro trimestre. A fabricante voltou a garantir a liderança mundial no mercado de servidores com mais de meio milhão de unidades vendidas e 17,8% de quota, relegando a HPE para a segunda posição com 16,4%. Em termos de receitas, a HPE continua no lugar cimeiro, mas a Dell EMC aproximou-se bastante da rival: enquanto no terceiro trimestre do ano passado a HPE dominava com 25,5% e a Dell EMC estava em segundo com 17,5%, agora as quotas são muito mais próximas – 21,3% para a HPE e 20,8% para a Dell EMC, graças a um salto de 37,9% nas sua receitas com servidores.

Em termos de unidades, a Inspur Electronis aparece em terceiro (7,2% de quota), a Lenovo em quarto, com uma descida significativa, e a Huawei em quinto, também em rota descendente. No que toca a receitas, é a IBM que fecha o top 3, seguida pela Inspur e pela Cisco. Números interessantes que revelam a diferença entre vender muitas caixas com margens mínimas e vender menores quantidades a preços premium.

Segundo os dados que a Gartner revela, foram vendidos 2,8 milhões de servidores no terceiro trimestre, uma subida de 5,1%. O vice presidente de pesquisa Jeffrey Hewitt refere que o grande impulso do mercado foi a necessidade de infraestruturas para suportar as implementações na nuvem e híbridas. No que toca a segmentos, o x86 subiu 5,3%, RISC/Itanium Unix sofreu uma quebra de 23,5% e o “outros”, que basicamente corresponde a mainframes, deu um tombo de 54,5%.

Uma nota interessante para o mercado EMEA: o domínio da HPE é aqui muito maior, mas também cedeu terreno. A empresa obteve 33,9% de quota em termos de receitas, crescendo 8,2% para 1,037 mil milhões de dólares. No entanto, a Dell EMC registou grandes ganhos com uma subida de 50,9% para 671 mil dólares e 21,9% de quota. «A base de clientes alargada que adveio da aquisição da EMC continua a beneficiar o negócio de servidores da nova companhia Dell EMC», sublinha o diretor de pesquisa da Gartner, Adrian O’Connell.

Neste mercado EMEA, as remessas totais de servidores cresceram menos que o número global, cerca de 2,9% para 495 mil unidades. «À primeira vista, o mercado de servidores da EMEA conquistou finalmente resultados positivos», analisa Adrian O’Connell. No entanto, o aumento do preço de certos componentes devido a escassez na cadeia logística foi o principal motivo pelo qual as receitas subiram, já que os fabricantes passaram os custos para os seus utilizadores. O analista refere que os volumes de servidores na EMEA são baixos e que a consultora não prevê grandes crescimentos na região no curto prazo.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados