Partilhe nas Redes Sociais

Drones valem novo contrato de 5 milhões de euros à Tekever 

Publicado em 10 Dezembro 2024 | 85 Visualizações

A Tekever fechou um contrato com o Estado espanhol para o fornecimento de drones que vão ajudar o país vizinho no controlo de fronteiras terrestres e marítimas e no apoio às equipas que trabalham nessas missões. 

O contrato assinado com o Ministério do Interior vale 5 milhões de euros e os equipamentos vão ser entregues à Polícia Nacional Espanhola ainda este ano e durante o próximo. 

Os drones em questão são o modelo AR3 fabricado pela Tekever. O acordo também prevê o fornecimento de acessórios e câmaras para integrar nos aparelhos, acesso à plataforma Atlas e formação das equipas por um período de três anos.

Em comunicado, a empresa explica que os drones AR3 foram “escolhidos pela sua performance superior, onde se incluem capacidades testadas para navegar em condições climatéricas adversas. A arquitetura ágil e flexível dos aparelhos também influenciou a escolha. 

Nos termos do contrato, os sistemas AR3 serão equipados com sistemas de suspensão para câmaras (gimbals) diurnos e noturnos de alta definição, uma estação de controlo terrestre móvel e tecnologia de radar de abertura sintética (SAR). «Esta ferramenta é fundamental para a identificação de objetos de interesse em todas as condições meteorológicas, tanto de dia como de noite», explica a Tekever, acrescentando que o SAR consegue cobrir mais de 20.000 milhas náuticas quadradas por missão.

A Tekever angariou no passado mês de novembro 70 milhões de euros junto de investidores. Um dos fundos representados na operação foi o Nato Innovation Fund, participado pelos 24 aliados representados na organização. 


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados