Partilhe nas Redes Sociais

Engenharia portuguesa na final de concurso internacional de drones

Publicado em 13 Janeiro 2017 | 1368 Visualizações

Há um projeto nacional entre os 10 finalistas da edição deste ano do concurso The UAE Drone for Good Award. É da autoria de uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e chama-se Drones4Right2Life.

A proposta portuguesa assenta numa equipa cooperativa de robots (ASV & aquatic drone), para fazer a monitorização permanente de rotas críticas e deteção precoce de embarcações com refugiados. O principal objetivo do sistema é ajudar a salvar mais vidas neste tipo de processos.

A ideia foi desenvolvida por André Lourenço, Francisco Marques, Ricardo Mendonça, Eduardo Pinto, Lino Quaresma, Paulo Rodrigues e José Barata.

The UAE Drone for Good Award é o maior prémio do género em mediatismo e recursos. No ano passado entregou um milhão de dólares ao conceito vencedor, entre 800 participantes de 57 países. O principal objetivo do prémio promovido pelo Governo dos Emirados Árabes Unidos é destacar conceitos que transformem a tecnologia atualmente disponível para drones civis, em soluções que ajudem a melhorar a vida das pessoas.

O vencedor será conhecida num evento no Dubai, nos dias 17 e 18 de fevereiro.

 

 


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados