Partilhe nas Redes Sociais

Equipamentos 5G da Huawei são seguros?

Publicado em 1 Setembro 2020 por Ntech.news- Luísa Dâmaso | 153 Visualizações

Os equipamentos de rede wireless e de core 5G da Huawei (5G RAN gNodeB, 5G Core UDG, UDM, UNC, UPCF) e LTE eNodeB foram aprovados na certificação de cibersegurança Network Equipment Security Assurance Scheme (NESAS) da GSMA, organização do setor que representa os interesses das operadoras de redes móveis em todo o mundo. A avaliação é uma referência valiosa para os stakeholders, como operadores, fornecedores de equipamentos, reguladores e fornecedores de aplicações.

O NESAS é um método de avaliação standard de cibersegurança definido pela GSMA e pelo 3GPP, em conjunto com este stakeholders, que permite garantir que todos os equipamentos e processos cumprem os requisitos de cibersegurança em toda a indústria de telecomunicações. Neste momento trata-se de um teste voluntário, através do qual os fornecedores de equipamentos de rede submetem os seus processos de desenvolvimento e ciclo de vida de produtos a uma auditoria de segurança abrangente em relação à versão NESAS atualmente ativa e aos seus requisitos de segurança. O sistema NESAS abrange 20 categorias de avaliação, definindo requisitos de segurança e um quadro de avaliação para o desenvolvimento de produtos 5G e processos de ciclo de vida dos produtos. Além disso, utiliza testes de segurança definidos pelo 3GPP para avaliar a segurança dos equipamentos de rede.

Devin Duan, responsável de Marketing de Cibersegurança 5G E2E da Huawei, garante que para a Huawei a cibersegurança é «uma prioridade no desenvolvimento de todos os produtos e serviços» e desafia todo o setor a promover em conjunto o desenvolvimento de um mercado de comunicações móveis mais alinhado.

Os relatórios da auditoria independente da avaliação NESAS podem ser consultados neste link: www.gsma.com/security/nesas-participating-vendors/.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados