Partilhe nas Redes Sociais

Está a caminho o final do roaming

Publicado em 2 Fevereiro 2017 | 1052 Visualizações

Depois de ter procedido a várias alterações e de, progressivamente, ir descendo os valores praticados nas chamadas em roaming entre os países comunitários, a Comissão Europeia anunciou agora a data a partir da qual este tipo de pagamento deixa, efetivamente, de existir: 15 de junho próximo.

Para já, trata-se de um acordo informal que carece ainda de aprovação por parte do Parlamento Europeu.

No entanto, em comunicado, a Comissão Europeia recorda que este é o ultimo passo que ainda faltava dar no sentido de facilitar a comunicação de voz entre os diferentes estados-membros.

Andrus Ansip, vice-presidente na área do Mercado Único Digital sublinha que “esta era a ultima peça do puzzle”. Assim sendo, “a partir de 15 de junho próximo os cidadãos europeus vão poder viajar entre países comunitários sem se preocuparem com as taxas de roaming”.

A CE anunciou ainda o estabelecimento de um acordo relativo aos valores que os operadores vão passar a pratica entre si no âmbito deste mesmo roaming, ou seja, valores destinados apenas ao mercado de retalho. Assim sendo, as chamadas de voz em roaming passam a custar um máximo de 0,032 euros por minuto (contra os atuais 0,05 euros) e as mensagens escritas custarão apenas um cêntimo.

No que diz respeito ao valor dos dados, a CE optou por estabelecer uma redução gradual durante os próximos cinco anos, começando nos 7,7 euros por GB (a partir de 15 de junho de 2017) e fixando-se nos 2,5 euros finais em janeiro de 2022.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados