Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Existirá correlação entre a boa experiência do cliente e o controlo operacional por parte do Facility Management? A tecnologia pode ajudar?

Gonçalo Canário, associado da APFM

Publicado em 26 Julho 2018 | 57 Visualizações

Claro! Não podemos melhorar os níveis de serviço se não os medirmos. A tecnologia pode melhorar o desempenho, mas é difícil encontrar o equilíbrio certo entre investimento (recursos disponíveis) e expectativas exigentes (melhor serviço a um custo menor).

Há quem esteja apegado aos primórdios da tecnologia e aqueles que preferem avançar para o próximo nível, adotar as novas formas de trabalhar e dar o primeiro passo para o FM 4.0. Está disposto a abandonar pesquisa de dados em relatórios em papel e passar a decidir com base em business intelligence? Economize tempo e acrescente valor real à sua organização.

Se estiver a pensar implementar uma solução de TI para FM, mantenha em mente as seguintes 5 questões:

  1. A experiência importa. E muito! Se não tem experiência, procure alguém que tenha. Pode evitar muitas barreiras e aumentar as hipóteses de sucesso do projeto, a satisfação dos seus clientes ou salvar a sua própria reputação! Conhece alguém da sua rede profissional ou talvez da sua associação de FM? Chame-o. Encontre tempo para um café e partilhe as suas preocupações.
  2. Negócio, benefícios e investimento. Atualmente, as organizações valorizam e entendem a importância de possuir uma ferramenta de TI usada para dar suporte às operações de FM. Assim, apenas tem que mostrar os benefícios reais de investir recursos para o FM. Descubra qual é a agenda dos stakeholders da organização (logística, finanças, compras, departamento de TI) e aproveite a oportunidade certa para mostrar o motivo pelo qual a nova ferramenta faz sentido.
  3. Ao procurar a ferramenta, defina os seus objetivos, critérios e prioridades, com base na sua experiência, o que melhor se adapta à sua organização, como o FM pode ser impactante para o negócio principal e quaisquer que sejam os seus objetivos. Tenha em mente que atualmente as ferramentas de tecnologia devem ser baratas, muito intuitivas, suportadas por processos digitais e extremamente fáceis de usar.
  4. E quanto à regulamentação de dados pessoais? Pode ser uma questão ainda mais premente para gestão de topo do que propriamente o investimento envolvido. Tenha em mente que recolher, manter e usar dados é uma questão muito sensível e cada vez mais complicada. Se não estiver de acordo com a regulamentação, o risco envolvido pode representar até 4% da receita global da organização.
  5. FM pode adicionar valor ao core business. Soluções de benchmarking: existem diversas ferramentas poderosas para medir e melhorar o desempenho financeiro e operacional das suas instalações. Fornecem business intelligence e permitem-lhe melhorar o desempenho, perceber melhor os níveis de serviço e o impacto financeiro.

Em resumo, desempenho significa tornar-se melhor, mais rentável, e fornecer um serviço relevante para o utilizador final.


Publicado em:

Opinião

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados