Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Far Away but Close Together: Uma máxima de resposta a tempos desafiantes

Rui Santos, Chief Financial Officer da Altitude Software

Publicado em 12 Maio 2020 | 585 Visualizações

Desde o primeiro dia que nós, enquanto Altitude, colocamos as pessoas no centro da nossa estratégia. De acordo com os resultados atuais, a única coisa que podemos dizer é que que conseguimos! A nossa principal preocupação, desde o início desta pandemia, foi protegermos os nossos colaboradores, garantindo a sua segurança. Para isso, colocámos toda a nossa experiência, tecnologia e capacidade de inovação ao serviço do mundo dos Contact Centers e das nossas equipas, garantindo um serviço de excelência.

Avançámos desde logo com o teletrabalho e com mecanismos de ajuste, no sentido de levar o office feeling até à casa de cada um de nós tanto quanto possível, disponibilizando o portátil, essencial ao exercício das nossas funções, bem como diverso material informático adicional para garantir o melhor conforto possível. As nossas equipas regiram positivamente e fomos capazes de dar respostas excecionais às exigências dos nossos clientes: projetos em tempo record, soluções inovadoras, mantendo sempre a dinâmica de equipa.

A principal preocupação dos nossos Altituders é a falta de contacto humano, o que motivou a criação da iniciativa Far Away, But Close Together.  Além de mantermos a dinâmica vigente no escritório, continuamos com os habituais coffee breaks e pequenos-almoços em grupo, que nos permitem manter a proximidade e preservar o espírito que nos carateriza, apesar da distância física. Sendo a primeira vez que a empresa tem 100% das equipas em teletrabalho, trabalhar remotamente é uma realidade com que a Altitude Software já contactava há vários anos, pelo que a fase de adaptação foi muito rápida.

No meu caso específico, já estava acostumado a lidar com equipas em vários países, pelo que a proximidade física já era muito vezes complementada por conferências telefónicas quase diárias. Nesta fase, reforcei as reuniões de alinhamento semanal com a equipa e definição de objetivos, reuniões regulares de follow-up, definição de horários de trabalho diferenciados (dependendo da situação familiar de cada colaborador). Considero que temos de manter a autodisciplina em qualquer cenário e criar ou reforçar as rotinas, para que tudo funcione dentro da normalidade possível. Sinto que o sentido de responsabilidade e o compromisso da equipa saiu muito reforçado e que temos conseguido atingir os nossos objetivos.

A nível pessoal, foi essencial alterar alguns processos para tentar aproximar ao máximo a realidade atual à realidade anterior, mantendo sempre o mesmo horário de despertar, rotinas diárias, pausas para refeição, exercício físico e contacto remoto com os familiares e amigos. Foi uma realidade totalmente nova ter de ficar em casa todos os dias e acumular a função profissional as tarefas de pai, professor, cozinheiro e todas as restantes, mas o momento exige este esforço adicional e temos de nos adaptar a esta realidade. Creio que acabamos por reforçar os laços familiares nestes momentos, o que é também muito gratificante.

Tal como a maioria das empresas, estamos a preparar o plano de regresso, tendo como principal foco a segurança, saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores, bem como das suas famílias. Sabemos que o regresso será feito de forma muito gradual, e teremos sempre em conta que para além dos nossos colaboradores, o regresso terá impacto também na vida dos seus filhos e restantes familiares. 

As nossas novas instalações estão já a ser adaptadas para garantir a máxima segurança, através de medidas como a leitura biométrica de íris e retina à entrada das instalações, controlo de temperatura, disposição de produtos de desinfeção e segurança pessoal, entre outras, bem como a agilização dos espaços para que seja assegurada a capacidade de manter o distanciamento essencial e necessário. 

Estes tempos difíceis e desafiantes são uma recordação de como estamos ligados e como é importante para todos nós unirmo-nos como uma família e trabalhar em equipa. Damos o nosso melhor para reforçar o nosso compromisso de construir o melhor futuro juntos. O mundo inteiro está a mudar e todos desempenhamos um papel fundamental neste novo filme. Estamos preparados para a estreia!


Publicado em:

AtualidadeEspeciais

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados