Partilhe nas Redes Sociais

PUB

GMV: Innovating solutions in Cybersecurity

Flash, ou… Flash!

Alexandre Figueiredo, IBM Storage Business Developer da Arrow

Publicado em 28 Julho 2017 | 229 Visualizações

As soluções de storage baseadas em Flash continuam a ver os seus custos de produção a decrescer enquanto atingem uma melhor performance e fiabilidade que a alternativa do disco mecânico. Ao mesmo tempo os custos operacionais associados ao Flash permanecem significativamente inferiores aos discos. Mais do que nunca, o resultado é um TCO (Total Cost of Ownership) para o Flash mais competitivo e atractivo. Além do mais o Flash tornou-se a opção preferida para um crescente número de soluções de storage utilizadas em quase todas as situações em que os dados se consideram como activos importantes das empresas.

Para além da visão de Data Center, há também um ângulo do negócio. As linhas de negócios estão agora em sincronia com os seus homólogos de TI na condução e adoção ampla de armazenamento Flash como um trunfo fundamental na gestão e acessibilidade dos dados que fornecem valor estratégico para o negócio.

A queijaria tradicional só comercializava os seus produtos no mercado local, mas atualmente vende-os online para clientes em qualquer parte do mundo. Os motores de pesquisa conduzem os clientes à porta de entrada virtual destes comerciantes. Empresas de transportes seguem online as suas cargas em todos os continentes e mares, e os bancos processam transações de cartões em vários continentes no mesmo minuto. Estes são apenas alguns exemplos dos motivos que levam a que a adopção de armazenamento Flash continue a crescer a taxas de dois dígitos, porque a informação é mais valiosa para mais empresas em todo e qualquer lugar.

A “grande” explosão de dados

Tudo, desde carros a frigoríficos, começam a “conversar” entre si, contribuindo para a Internet das Coisas (IoT), o que provoca um crescimento exponencial de dados. Se a isso adicionarmos os dados gerados pelo “social media”, compras online e muitas outras fontes, é fácil perceber a dimensão da quantidade de dados que teremos pela frente.

Estas inovações teriam dificuldade em existir, muito menos em prosperar, sem uma infraestrutura subjacente de alto desempenho que inclui armazenamento Flash.

Uma das tendências mais importantes que ocorrem hoje ao nível do armazenamento de dados das empresas, a par com as soluções de virtualização de storage, é o aumento exponencial das implementações de Flash para o centro de dados, virtualizado ou tradicional. Uma vez que uma organização utilize o armazenamento Flash para bases de dados muito exigentes ao nível da performance, ou por exemplo em sistemas VDI, o Flash rapidamente se “espalha” por todo o tipo de armazenamento primário.

O Flash cresce em popularidade

Três factores críticos que explicam a crescente popularidade do Flash:

1.

Os custos continuam a ter reduções significativas. O mercado está a colocar mais valor no custo total e na capacidade efectiva utilizável, do que no custo por GB de capacidade total (RAW). Na maioria dos casos, as soluções Flash têm um custo muito competitivo quando comparadas com as tradicionais configurações de discos mecânicos. Isto sem termos verdadeiramente em conta o valor da maior diferença de performance, onde a velocidade de tratamento de dados processada é essencial para a correta tomada de decisões de negócio. Adicionalmente, para qualquer configuração de infraestrutura – Cloud ou Tradicional (on permisses) – o Flash oferece muitos benefícios, que vão desde a redução da despesa com os custos de aquisição e operacionais, passando pela economia com menores custos de energia e arrefecimento;

2.

A inovação da tecnologia Flash tem sido rápida e implacável. Os problemas de fiabilidade e robustez há muito que foram resolvidos, até ao ponto em que existem muito menos falhas do Flash do que nos discos mecânicos. A densidade aumentou de um bit de dados por célula para dois, e mais recentemente três bits de dados por célula, proporcionando um maior escalonamento de densidades de armazenamento, de centenas de Terabytes por rack para vários Petabytes num único rack;

3.

As aplicações atuais, os workloads e as mais recentes e variadas necessidades desenvolveram apetites vorazes de performance e eficiência que só o Flash satisfaz. A performance disponibilizada pelas soluções anteriores, até há algum tempo consideradas como aceitáveis, são agora demasiado lentas para os ambientes cognitivos e de Cloud.

Alguns fabricantes têm antecipado este mundo de grande volume de dados, alta velocidade e grande valor dos dados, tendo introduzido tecnologias especificas ao tratamento e armazenamento da informação, soluções que por sua vez requerem não só maior capacidade de armazenamento, mas sobretudo maior velocidade e menor custo. Neste caso em particular, cada fabricante tem uma oferta variada e em alguns casos com tecnologia diferenciadora, apresentando-se como leaders na inovação.


Publicado em:

Opinião

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados