Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Google Assistant ganha terreno e chega a mil milhões de dispositivos

Publicado em 8 Janeiro 2019 | 696 Visualizações

A Google revelou que o seu assistente de voz no final deste mês estará instalado em mil milhões de dispositivos. Alguém ainda tem dúvidas sobre a importância deste tipo de software num futuro próximo?

Os números foram divulgados antes do arranque do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas, que é um dos maiores eventos globais do sector e o primeiro do ano a apresentar novidades. Muitas estarão este ano ligadas à capacidade de interagir por voz dos mais diversos tipos de dispositivos.

O principal concorrente da Google neste domínio é a Alexa, da Amazon, que ganhou popularidade primeiro e que, segundo os últimos dados conhecidos, já está em 100 milhões de dispositivos.

No último ano, a Google investiu em força para dar tração ao Google Assistant, que começou por ser lançado com os smartphones Pixel, desenhados e comercializados pela empresa. Atualizações e melhorias quase todos os meses, juntaram-se a uma política agressiva de novas parcerias e à integração do assistente de raiz em muitos smartphones Android, o que rapidamente permitiu ultrapassar a concorrência.

Falta conhecer o número de utilizadores efetivos do assistente de voz. Nem Google nem Amazon ainda revelaram estes números. Na nota que acaba de divulgar sobre a expansão do seu Google Assistant, a Google só garante que o número de utilizadores do software multiplicou-se por quatro no último ano. Falta conhecer o número anterior a este crescimento, para perceber se é assim tão relevante.  

Sabe-se, no entanto, que a abrangência do software cresceu de forma significativa e no último ano passou a estar disponível em 80 países e em 30 línguas. Um ano antes chegava a 14 países em oito línguas, o que mostra bem o empenho da gigante da internet no desenvolvimento do software.

A Google revelou ainda que o Assistant é neste momento compatível com 10 mil equipamentos domésticos inteligentes de mais de 1.600 marcas, entre colunas, televisões, smartboxes e outros dispositivos inteligentes, um número que duplica o revelado em maio do ano passado.

Neste terreno, a Amazon continua a levar vantagem. Além de ser a estrela da sua coluna Echo, a Alexa é compatível com 28 mil dispositivos deste tipo.      


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados