Partilhe nas Redes Sociais

HPE aposta no edge das redes 5G e clouds das telco

Publicado em 17 Julho 2020 | 734 Visualizações

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) lançou o HPE Edge Orchestrator, uma oferta baseada em Software-as-a-Service (SaaS) que permite aos operadores de telecomunicações implementar serviços edge computing nos seus clientes, tanto nas suas próprias infraestruturas edge, como nas instalações dos clientes.

Com a solução HPE Edge Orchestrator, as telco podem expandir a sua oferta de serviços, de forma a incluir um catálogo de aplicações de edge computing «que os seus clientes podem implementar em centenas de locais simultaneamente através de um único clique». O HPE Edge Orchestrator ajuda a rede o 5G e as suas próprias clouds, ao mesmo tempo «que proporciona uma menor latência, maior segurança e melhores experiências para o utilizador final», refere a empresa em comunicado.

Os analistas têm a expectativa de que na próxima década se assista ao aumento do edge computing, em que as cargas de trabalho intensivas de dados como inteligência artificial (IA), machine learning, realidade aumentada e realidade virtual estarão alojadas no edge.

Tendo em conta esta realidade, sabemos que as telco já dispõem de milhares de localizações edge que suportam as redes móveis e fixas, pelo que «estão posicionadas de forma única para liderar o mercado de serviços para o edge».

O HPE Edge Orchestrator permite às empresas de telecomunicações criar novas fontes de receita no edge das redes, «facilitando a implementação e configuração de aplicações de clientes, fornecidas como máquinas virtuais ou containers, em locais do edge geograficamente distribuídos detidos pelas telco».

Atualmente, o HPE Edge Orchestrator suporta Multi-access Edge Computing (MEC), com outras funcionalidades de rede como serviço (Network as-a-Service) a serem adicionadas ao catálogo de aplicações ao longo do tempo.

A plataforma MEC permite que as aplicações corram no edge, enquanto fornece serviços de rede «que garantem um encaminhamento dinâmico do tráfego do edge em ambientes 4G, 5G e Wi-Fi».


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados