Partilhe nas Redes Sociais

As TIC como suporte à atividade das PME

José Oliveira, business development strategist da Wondercom

Publicado em 8 Março 2018 | 1144 Visualizações

O tecido empresarial Português caracteriza-se por uma grande quantidade de pequenas e médias empresas com grande ênfase nas áreas de serviços. A crise recente e o crescimento significativo da atividade turística levaram à criação de muitas novas empresas com necessidades específicas de ICT (Information and Communication Technologies) e que interagem com clientes e fornecedores sofisticados.

Se no segmento das grandes empresas existe uma atividade profissional sofisticada de ICT que lhes permite ter acesso fácil às novas tecnologias a um custo comportável isso não se passava nas PME, que recorriam frequentemente a profissionais independentes para satisfazer as suas necessidades, gerando uma dependência de pessoas específicas e que consequentemente as limitava nas suas escolhas.

No entanto, as PME já recorrem aos grandes operadores para satisfazer as suas necessidades de telecomunicações, os quais lhe dão acesso às últimas tecnologias de comunicações a um preço competitivo e com garantia de serviço e de suporte. Também é normal que os operadores suportem os investimentos necessários e repartam os custos dos clientes em mensalidades o que evita investimentos à partida e permite ajustar os custos aos proveitos das empresas.

Com a necessidade de diversificação da oferta os 0peradores de telecomunicações estão a começar a incluir ofertas de ICT no seu portfólio, recorrendo a produtos próprios ou de parceiros e tirando partido da respetiva escala para oferecer soluções de ICT inovadoras e atrativas a preços competitivos. Estamos a falar das soluções de comunicações e sistemas de informação internas das empresas bem assim como serviços de cloud com a componente de instalação e o suporte respetivo.

Com esta transição, cria-se agora uma oportunidade para os parceiros dos operadores de telecomunicações, que já são empresas com uma escala significativa, cobertura nacional, bons conhecimentos técnicos e experiência de responder às solicitações dos operadores em termos de níveis e continuidade de serviço. Oferecem assim uma excelente proposta ás PME que lhes irá permitir ter acesso a soluções modernas e inovadoras, sem preocupações, custos competitivos e ainda a garantia e o eventual financiamento do operador.

Uma melhor, mais direcionada e dimensionada oferta de ICT para as PME, que poderão agora crescer e alavancar o seu negócio e estar cada vez mais preparadas para o crescimento e evolução dos seus níveis de serviço.

 

 


Publicado em:

Opinião

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados