Partilhe nas Redes Sociais

I&D da Universidade de Coimbra chega à BMW na Alemanha

Publicado em 17 Junho 2019 | 203 Visualizações

Universidade de Coimbra I&D

Nasceu na Universidade de Coimbra o software que já está a ser usado em várias universidades e por algumas multinacionais da indústria para facilitar a interação com robots colaborativos Kuka, uma das marcas líderes mundiais em robótica.

O software em questão chama-se Kuka Sunrise Toolbox e é o primeiro interface em Matlab (plataforma interativa de alta performance orientada para o cálculo numérico). Integra mais de uma centena de funcionalidades, que permitem o controlo de movimentos do robot, ou a condução manual de precisão, para além de disponibilizarem um conjunto de funcionalidades de matemática e algoritmos avançados úteis para acelerar projetos de I&D.

Este é um produto de licença livre e foi desenvolvido no Laboratório de Robótica Colaborativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Entre os utilizadores estão já empresas como o grupo BMW na Alemanha, revelam os investigadores.

«Este software permite que um utilizador com conhecimentos básicos em robótica possa em poucas horas estar a operar um robô, não sendo necessário conhecimentos avançados e grandes tempos de adaptação ao equipamento», detalha Mohammad Safeea, investigador principal do projeto.

O responsável do laboratório, Pedro Neto, complementa dizendo que o objetivo dos investigadores foi contribuírem para que «os robots sejam acessíveis a qualquer pessoa».

O projeto demorou dois anos e os resultados foram já publicados na IEEE Robotics & Automation Magazine, uma publicação internacional de referência na área da robótica. Veja os resultados neste vídeo.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados