Partilhe nas Redes Sociais

IfthenPay prepara internacionalização com método de pagamento próprio

Publicado em 12 Fevereiro 2019 por Cristina A. Ferreira - Ntech.news | 354 Visualizações

A IfthenPay anunciou hoje que está a trabalhar num método de pagamento eletrónico próprio, que será o suporte do seu processo de internacionalização e que se posicionará como um concorrente direto de plataformas como o PayPal, embora com um foco exclusivo nas empresas.

A tecnologia está em fase de aprovação por parte das entidades competentes, como o Banco de Portugal. Quando esta fase estiver concluída, a empresa avançará para a identificação de parceiros que facilitem a operacionalização do serviço e também admite a abertura do capital (100% detido pelos sócios-fundadores) a novos investidores, para alavancar a internacionalização.

Os países SEPA (Área Única de Pagamentos em Euros) serão o primeiro alvo desta aposta no mercado internacional, que pode avançar ainda este ano, estima Filipe Moura, co-fundador e co-CEO da empresa, embora não esteja refletida nas previsões de crescimento apresentadas também esta terça-feira, 12 de fevereiro, num encontro com a imprensa. Os responsáveis da empresa de Santa Maria da Feira não quiseram adiantar mais pormenores sobre o novo método de pagamento.

A IfthenPay está no mercado há 14 anos e apresenta-se como uma das primeiras fintechs portuguesas. Durante vários anos suportou o negócio na emissão e gestão de referências multibanco para empresas, como opção de pagamento online ou incluída em faturas em papel. Mais recentemente passou a apostar também na integração do MB Way com as referências multibanco em novas plataformas de e-Commerce, uma área em crescimento mas que ainda tem um peso residual no volume anual de transações geridas.

Volume de transações geridas deve crescer para 530 milhões de euros em 2019

Em 2018, a IfthenPay alcançou uma faturação de 1,78 milhões de euros, num crescimento de 25% face ao ano anterior. Os lucros ultrapassaram os 100 mil euros. No período, geriu um volume de pagamentos na ordem dos 431,3 milhões de euros, mais 38% que em 2017.

O investimento realizado em 2018 atingiu os 147 mil euros, mais 216% que no ano anterior, um crescimento que traduz a aposta na integração do MB Way, no reforço da equipa e na inovação da oferta.

Em 2019, o objetivo passa por alcançar os 530 milhões de euros em transações, o que representará um crescimento de 23% e aumentar para 15 mil, o número de entidades que integram referências multibanco nos seus meios de pagamento, através da plataforma da IfthenPay. Em 2018, a empresa trabalhou com 13.269 entidades, o que representou um reforço de 18% face ao período homólogo.


Desde 2005, as referências multibanco geradas pela IfthenPay já foram usadas para fazer pagamentos de 1,4 mil milhões de euros. Por cada transação as empresas que usam o serviço pagam uma taxa de 0,70€. Comércio, serviços e turismo estão entre os sectores que mais usam os serviços da empresa nortenha.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados