Integração ao serviço do mercado imobiliário em tempo real

Muito se tem falado e dito sobre o mercado imobiliário. A “bolha” tem estado plena de vitalidade até à pandemia, mas a paragem forçada está a gerar alguma ansiedade entre as empresas do sector. A pensar em manter o dinamismo na área imobiliária e em traçar caminhos que levem o sector a contornar a crise que se avizinha, a Casafari desenvolveu uma ferramenta que permite analisar, em tempo real, todo o inventário do mercado imobiliário nacional, com dados limpos e não duplicados sobre as ofertas, a evolução dos preços, possibilitando realização de cenários comparativos em qualquer zona de Portugal.
A aplicação chama-se Market Analytics e através de APIs, modelos de machine learning com inteligência artificial permite a integração entre sistemas e bases de dados de milhares de agentes imobiliários, motores de busca, agregadores, promotores, bancos, sites públicos e outros intervenientes que actuem no mercado imobiliário. «Com o processamento de linguagem natural (PNL), identificamos as propriedades, as suas características, os locais e as condições em que se encontram, e cruzamos todas as informações disponíveis para identificar possíveis contradições ou duplicações, mesmo que sejam dadas imagens, informações ou idiomas diferentes», explica Nils Henning, um dos fundadores da Casafari.
Através do Market Analytics visualizam-se, de forma gráfica e interativa, todas as propriedades que estão para venda ou para arrendamento, se são novas ou usadas, as tipologias, quais os preços e as suas oscilações, em qualquer localidade do país, em tempo real, sem duplicações ou informações erróneas existentes nas múltiplas fontes de mercado, como portais imobiliários ou sites de imobiliárias. No final é possível gerar relatórios de mercado e relatórios de avaliação com comparações entre toda a informação pesquisada, bem como fazer avaliações reais e fidedignas.
Tecnologicamente falando, o processamento de dados da solução é feito com recurso a linguagens de programação Golang (Go) e Python, utilizando os recursos Node.js para desenvolver os ambientes client-side.
Nils Henning diz que esta nova ferramenta é «a maior arma de defesa para quem trabalha com imobiliário, fornecendo informação real, transparente e fidedigna».
A aplicação está acessível para os profissionais do sector imobiliário, através de uma subscrição, e pode ser acedida através de qualquer dispositivo com browser através dos endereços www.casafari.com ou do português pt.casafari.com. «Somos a única empresa que monitoriza o mercado imobiliário em tempo real e com dados transparentes. Todas as avaliações e análises dinâmicas são facilmente associadas a cada propriedade», esclarece o responsável, sublinhando que a Casafari tem uma equipa de 70 engenheiros a construir a base de dados «mais completa e limpa do mercado imobiliário e a desenvolver produtos que são críticos para quem tem que decidir».
Com uma base de dados que contempla Portugal, incluindo a Madeira e Açores, e Espanha, Madrid, Barcelona, Costa do Sol e Ilhas Baleares, a Casafari trabalha com conhecidas imobiliárias como a Sotheby’s International Realty, Coldwell Banker, Savills, vários franchises da RE/MAX, Engel & Voelkers, Keller Williams entre outros.
No ano passado, a Casafari obteve um financiamento de 5 milhões de euros de um grupo de alguns dos maiores investidores da Europa. O investimento inicial tem o intuito de fazer crescer a equipa, desenvolver mais aplicações e acelerar a expansão para outros mercados europeus. Os investidores que lideraram as ronda foram os fundos de investimento Lakestar e Round Hill Capital.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais