Partilhe nas Redes Sociais

IPO vai modernizar gestão de compras com blockchain e robótica

Publicado em 11 Dezembro 2018 por Ana Rita Guerra | 384 Visualizações

NEC Blockchain

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) contratou a everis para modernizar a sua plataforma de gestão de compras, entre outros projetos de inovação na organização.

A tecnológica e o IPO Lisboa estão a desenvolver um sistema de automação do processo de compras com recurso a blockchain e RPA (robotic process automation), com foco na aceleração das compras, segurança do processo e rastreabilidade da informação.

Júlio Pedro, vogal do conselho de administração do IPO Lisboa, explica que a solução «permite a visão integrada e transparente do processo de contratação pública» e a «monitorização mais ativa e eficaz de todos os processos e resultados», algo que é facilitado com a utilização de blockchain.

Esta tecnologia cria um registo inviolável e automático, o que torna o sistema mais «seguro e auditável», diz a everis. O responsável do IPO destaca também os «ganhos evidentes no tempo despendido» e nos recursos alocados, além da redução do erro, «objetivos críticos na otimização e segurança do processo de contratação pública.» Tal deve-se ao RPA, que aumenta a eficiência dos trabalhadores porque lhes permite focarem-se em tarefas de maior valor acrescentado.

O processo de compras passa também a estar numa solução centralizada, o que permitirá uma otimização dos recursos. De acordo com a everis, as mais-valias vão da uniformização e agilidade à transparência e rastreabilidade dos processos de contratação e redução de tarefas manuais. Passa também pelo controlo e monitorização da execução contratual. Como permite uma ligação automática com várias entidades externas, o sistema elimina a necessidade de replicação da mesma informação em várias plataformas.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados