Partilhe nas Redes Sociais

Keychain desperta capta mais investimento

Publicado em 21 Agosto 2025 por Ntech.News | 67 Visualizações

A Keychain, startup norte-americana, acaba de garantir uma ronda de investimento de 30 milhões de dólares, impulsionada pelo seu KeychainOS, sistema operativo baseado em Inteligência Artificial. A Bright Pixel, braço de investimento tecnológico do grupo Sonae, participou como coinvestidora nessa ronda Série B, que foi liderada pela Wellington Management e contou com a presença de investidores existentes como BoxGroup. O valor em causa eleva o financiamento total da startup para 68 milhões de dólares, apenas 18 meses após o seu lançamento.

Manuel Queiroz, Diretor da Bright Pixel Capital, não tem dúvidas de que a Keychain está a «assumir-se como uma ferramenta chave na aplicação de IA para trazer eficiência e facilitar a ligação entre fabricantes, empresas de packaging e retalhistas», e considera que esta ronda de financiamento é a validação do seu percurso.

O impacto real do KeychainOS

O KeychainOS promete transformar a forma como os fabricantes e empresas de packaging gerem a produção, oferecendo rapidez, visibilidade e inteligência. Desde fevereiro de 2024, a plataforma já facilitou mais de mil milhões de dólares em projetos por mês, envolvendo mais de 20.000 marcas e retalhistas. A recente expansão para os setores da beleza e cuidados pessoais reforça a aplicabilidade transversal da tecnologia. Oisin Hanrahan, cofundador e CEO da Keychain, admite que a aplicação de IA permite que o KeychainOS «ofereça aos fabricantes e empresas de packaging uma forma mais inteligente e rápida de gerir as operações, estando já a gerar resultados concretos».

A Keychain já conquistou a confiança da indústria: 8 dos 10 principais retalhistas norte-americanos, incluindo 7-Eleven e Whole Foods, utilizam a plataforma, assim como 7 das 10 maiores marcas de bens de consumo embalados (CPG), incluindo a General Mills. Esta rápida adesão demonstra que o KeychainOS responde a um mercado de mil milhões de dólares e que os sistemas tradicionais de ERP estão a perder terreno.

De acordoc om Molly Breiner, Sector Lead, Private Climate Investing da Wellington Management, a abordagem da Keychain responde a lacunas evidentes na cadeia de abastecimento dos bens de consumo embalados (CPG), ao oferecer uma alternativa «mais ágil e conectada aos sistemas tradicionais de planeamento de recursos empresariais (ERP), criando assim um ecossistema mais eficiente, resiliente e integrado para os produtores».

Ou seja, ao contrário dos sistemas ERP tradicionais, como Oracle, QAD ou Plex, que podem levar meses ou anos a implementar, o KeychainOS fica operacional em dias e os produtores utilizam-no para monitorizar segurança, reduzir desperdícios, detetar constrangimentos e melhorar o planeamento em tempo real, resultados que podem transformar operações complexas em processos ágeis e inteligentes.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados