Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Libra: a nova moeda virtual que junta empresas como o Facebook e a Farfetch

Publicado em 18 Junho 2019 | 472 Visualizações

Facebook

Está lançada uma nova moeda virtual que reúne um conjunto de empresas, lideradas pelo Facebook e onde também cabe a portuguesa Farfetch e nomes como a Booking, Mastercard, Visa, Vodafone ou a PayPal, entre outras.

A nova criptomoeda chama-se Libra e nasce para «simplificar as transações financeiras» dos utilizadores em todo o mundo e para dar acesso a serviços bancários básicos, mesmo a quem não tenha conta bancária, que se estima ser o caso de metade da população mundial adulta.

Embora existam rumores há meses sobre o projeto, atribuído à empresa criada por Mark Zuckerberg, o Facebook garante que a gestão da Libra ficará a cargo de um consórcio de empresas onde cabem mais 28 companhias. Sabe-se já também que a moeda vai ter integração com as plataformas da rede social, WhatsApp e Messenger e mais tarde com o Facebook e o Instagram, adiantam vários meios citando fontes da rede social.

A nova moeda pretende ser uma alternativa a criptomoedas como o Bitcoin, mas capaz de oferecer garantias de baixa volatilidade, estando mais orientada para o pagamento de transações do dia a dia que para um lógica de investimento, como tem acontecido com o Bitcoin. Ambas se se baseiam na tecnologia Blockchain.  

Para operacionalizar a circulação da Libra, está a ser criada pelo Facebook uma nova empresa que lançará em 2020 uma carteira digital para transacionar a moeda. Esta digital wallet vai chamar-se Calibra e permitirá fazer transferência e pagamentos de bens e serviços na nova moeda virtual. A Calibra poderá tanto ser carregada como ser convertida noutras divisas e circular de e para contas bancárias.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados