Partilhe nas Redes Sociais

Lisboa ganha novo centro de inovação em IA para empresas 

Publicado em 13 Novembro 2024 | 159 Visualizações

Lisboa ganhou esta quarta-feira uma nova AI Innovation Factory, lançada pela Microsoft, em colaboração com a Accenture, a Avanade e a Unicorn Factory Lisboa. Este novo centro de inovação em Inteligência Artificial integra o AIhub da Unicorn Factory Lisboa, no bairro de Alvalade, e tem como principal objetivo «acelerar a adoção da IA por empresas públicas e privadas de todos os setores».  O lançamento concretiza o anúnuncio que a Microsoft já tinha feito no início do ano durante a conferência Building The Future.

Os promotores dizem que foi a necessidade crescente das empresas se capacitarem para responder aos desafios impostos pela evolução trazida pela IA que as fez promover a iniciativa e lembram que 79% dos líderes concordam que a adoção da IA é fundamental para as organizações se manterem competitivas. 

Estes dados fazem parte do estudo Work Trend Index da Microsoft onde também se conclui que 60% dos líderes empresariais receiam que as suas empresas não tenham uma visão e um plano para implementar a tecnologia e tirar partido dos seus benefícios.

Também explicam que «mais do que um novo espaço, a AI Innovation Factory é, também, uma plataforma de inspiração e ideação onde as empresas vão poder ter acesso a demos e casos reais, bem como a especialistas da indústria», que vão ajudar a identificar oportunidades e a priorizar casos de uso de IA.

O espaço tem 170 metros quadrados, com áreas de trabalho e formação e permite receber até 40 pessoas. Combina uma área de open space, com salas para trabalho em equipa mais pequenas e uma área para conferências.

Na AI Innovation Factory vão estar disponíveis três fases de trabalho imersivo no local. Num primeiro momento as empresas ou empreendedores têm acesso a um «envision workshop» dirigido a decisores-chave das diferentes áreas. Aí vão poder contactar com especialistas da indústria e tecnologia, ver demos e casos reais. 

Num segundo momento, os participantes vão integrar strategy discussions para identificar objetivos e desafios da organização, priorizar casos de uso, e elaborar um roadmap de implementação alinhado com os objetivos estratégicos da empresa. 

Numa terceira fase o programa conta com architecture design sessions – orientadas para o desenho dos requisitos técnicos de implementação da solução de IA; rapid prototype workshops – para implementar ideias-chave em sprints de dois a três dias; e um programa de formação integrado com possibilidade de certificado.  


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados