Madrid marca o arranque da nova era multicloud europeia
O futuro da cloud europeia não será único, mas sim múltiplo. Essa foi a principal mensagem que ecoou em Madrid, no arranque do Huawei Connect 2025, que começou com o Huawei Cloud Summit Europe. Centenas de clientes e parceiros reuniram-se para explorar o papel da Huawei Cloud como motor da transformação digital e da construção de uma Europa inteligente, onde a estratégia deixou de ser apenas “migrar para a cloud”. As empresas europeias estão a evoluir para modelos multicloud, que lhes permitem aumentar a resiliência, impulsionar a inovação e assegurar a continuidade dos negócios.
A Huawei quer estar no centro desta transição, oferecendo uma infraestrutura mais robusta e serviços integrados que sustentam a nova era digital do continente. Na sua intervenção, Li Shi, Presidente da Huawei Cloud Computer Sales, reafirmou o compromisso da empresa em apoiar o ecossistema europeu através de uma abordagem baseada em três pilares: Estabelecimento, Evolução e Excelência.
A Huawei Cloud disponibiliza mais de 240 serviços em cloud e soluções para todos os cenários, desde infraestruturas e computação com IA até modelos industriais específicos, servindo atualmente mais de 1 800 clientes. Com esta oferta, a empresa posiciona-se como parceira estratégica para organizações que procuram consolidar a transformação digital e enfrentar de forma integrada os seus desafios tecnológicos.
Três compromissos para o mercado europeu
Ethan Chen, Presidente da Huawei Cloud Europe, destacou os três compromissos estratégicos que norteiam a presença da empresa na região:
- Melhor resiliência: A Huawei Cloud prioriza segurança, estabilidade e qualidade, contando já com mais de 800 dias de operação sem incidentes graves. Com a sua infraestrutura global KooVerse, que assegura um círculo de latência de 50 milissegundos, e cinco equipas de serviço locais disponíveis 24 horas por dia, a empresa reforça o seu posicionamento como fornecedor de cloud de confiança para serviços críticos.
- Melhor motor de inovação: A arquitetura full-stack CloudMatrix384 e os modelos industriais integrados com conhecimento específico de setor permitem acelerar a modernização inteligente em mais de 500 cenários de 30 indústrias diferentes.
- Melhor capacitação do ecossistema: A Huawei Cloud pretende ser uma ponte entre empresas chinesas e europeias, promovendo o desenvolvimento coordenado de tecnologias, mercados e canais, uma proposta que visa fortalecer o ecossistema digital europeu e abrir portas ao mercado asiático.
Irlanda ganha nova Zona de Disponibilidade
Durante o evento, a Huawei anunciou também o lançamento da terceira Zona de Disponibilidade (AZ) para a Região da Irlanda, previsto para início de 2026. O investimento reforça o compromisso da empresa com a Europa e traduz-se em avanços como, maior fiabilidade e resiliência, com uma arquitetura 3-AZ que multiplica por dez a fiabilidade dos serviços e assegura zero interrupções nos sistemas críticos; Computação e capacidade duplicadas, graças a um data center cinco vezes maior, preparado para as novas exigências de escala e implementação do Versatile, a plataforma de agentes de IA empresariais da Huawei Cloud, que permitirá às organizações criar agentes inteligentes e otimizar processos com base em dados.
Para Janice Peng, Diretora de European Marketing & Solution Sales da Huawei Cloud, «as empresas estão a adotar a multicloud e a acelerar o investimento em inteligência artificial e a Huawei responde com uma abordagem integrada que combina hardware e software, explorando a sinergia entre IA e cloud como fator diferenciador na competitividade digital europeia».
Publicado em:
NegóciosPartilhe nas Redes Sociais