Partilhe nas Redes Sociais

Ministério da economia e do mar alvo de ataque informático

Publicado em 6 Abril 2023 | 224 Visualizações

WannaCry Ransomware

O ministério da economia e do mar foi alvo de um ciberataque esta quinta-feira. A informação foi confirmada ainda durante a manhã por fonte do ministério, explicando que foram parcialmente afetados alguns sites de organismos sob a sua tutela.

Em declarações à SIC, a mesma fonte referiu que as medidas preventivas aplicadas permitiram conter os danos possíveis e estimou que até ao final do dia a situação estaria normalizada. Foi garantido também, logo na altura, que não houve informação comprometida com o evento. 

Já ao final do dia, o ministério liderado por Antónia Costa Silva, vinha referir que 85% do impacto decorrente do ciberataque tinha sido resolvido. Soube-se entretanto que foram afetados pelo ataque os sites de 41 organismos na dependência no ministério da economia. Todos voltaram já a funcionar corretamente, com exceção do site do Turismo de Portugal.   

O ataque terá tido como objetivo um pedido de resgate a troco do desbloqueio dos sistemas afetados (um ataque de ransomware), segundo adianta a SIC. A Polícia Judiciária já estará a investigar o caso. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados