Partilhe nas Redes Sociais

Novos servidores LinuxONE da IBM reforçam aposta na poupança energética  

Publicado em 16 Setembro 2022 | 39 Visualizações

A IBM anunciou uma nova geração do servidor LinuxONE, uma plataforma escalável baseada em Linux e Kubernetes, que permite suportar um grande volume de cargas de trabalho, num mesmo sistema. Entre os destaque do novo IBM LinuxONE Emperor 4, a fabricante destaca as que têm impacto no consumo energético. 

Assim, e pelas contas da IBM, a consolidação de cargas de trabalho Linux em cinco sistemas IBM LinuxONE Emperor 4, face à mesma carga executada em condições idênticas em servidores x86, permite uma redução do consumo de energia da ordem dos 75%. O espaço ocupado no centro de dados também se reduz em 50% e a pegada de CO2 em mais de 850 toneladas métricas anualmente.

Como explica a IBM, o LinuxONE Emperor 4 é um sistema de escalabilidade horizontal e vertical, pensado para executar cargas de trabalho a uma alta densidade sustentada e aumentar a capacidade ao ativar núcleos não utilizados, sem aumentar o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa associados.

No que se refere à segurança, destaque para o facto de integrar criptografia generalizada para proteger dados em repouso ou em trânsito, respondendo às preocupações e exigências dos clientes de indústrias reguladas. 

A importância dos temas da sustentabilidade para as empresas é cada vez maior e isso mesmo também fica patente nos resultados de um estudo da IBM, onde se apurou que 48% dos CEOs de todas as indústrias colocam entre as principais prioridades das suas organizações para os próximos dois a três anos incrementar as políticas de sustentabilidade. 

A mesma pesquisa mostra que 51% também refere a sustentabilidade como um dos seus maiores desafios, nesse mesmo período de tempo. Entre as principais razões para que assim seja estão a falta de conhecimento dos dados, um ROI pouco claro, ou barreiras de ordem tecnológica.

No seu portefólio, a IBM inclui outras tecnologias de sustentabilidade, como soluções para desenhar, implementar e gerir infraestruturas energeticamente eficientes, numa abordagem de cloud híbrida. O IBM LinuxONE é uma das soluções criada para otimizar os centros de dados, ao garantir uma redução do consumo de energia e a melhoria da eficiência energética. 

O IBM LinuxONE Emperor 4 está disponível a nível mundial desde 14 de setembro, com sistemas de entrada e de gama média disponíveis no 1º semestre de 2023.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados