Partilhe nas Redes Sociais

O que muda com a integração da Technology Solutions?

Publicado em 2 Março 2017 | 1175 Visualizações

Está concluída a aquisição da Technology Solutions pela Tech Data. A operação vai diversificar o portefólio de soluções da Tech Data, que passa a estender-se do centro de dados à sala de estar.

A operação implicou um investimento de 2,6 mil milhões de dólares, financiados através da emissão de dívida e de ações, num valor equivalente a 7,3% do capital da empresa. Um dos objetivos do negócio é criar sinergias e as contas estão feitas.

«A empresa resultante desta aquisição está perfeitamente posicionada no epicentro do ecossistema de TI — com a escala e a abrangência necessárias para servir mercados dinâmicos em todo o mundo — permitindo que os nossos clientes acedam a uma carteira de soluções de TI completas», defendeu Bob Dutkowsky, diretor executivo da Tech Data sobre a compra da Technology Solutions à Avnet.

A expetativa de poupanças de custos anuais a 24 meses é da ordem dos 100 milhões de dólares, um valor que a Tech Data espera conseguir sobretudo através de ganhos de eficiência ligados às plataformas tecnológicas, à eliminação de funções duplicadas e de despesas corporativas, como já tinha sido detalhado pela companhia quando anunciou o acordo definitivo para aquisição da Technology Solutions, em setembro do ano passado.

Na mesma altura, as empresas apresentaram alguns números para projetar o impacto da fusão, explicando que, se já estivessem juntas nos 12 meses terminados a 31 de julho de 2016, as receitas da Tech Data para esse ano fiscal teriam aumentado dos 26 mil milhões de dólares obtidos para 35 mil milhões, enquanto os proveitos operacionais teriam mais do que duplicado.

Com o negócio, a Tech Data, que hoje concentra mais de 60% das suas atividades na Europa (e o restante nos EUA) entra na região Ásia-Pacifico e estende a operação a 40 países e a 115 mil clientes. Passa a gerir um universo de 14 mil funcionários.

Ambas focadas na distribuição, a Technology Solutions concentra-se nos serviços, software e hardware para o Data Center, um posicionamento que a Tech Data vê como uma oportunidade para ganhar terreno na área das tecnologias de próxima geração. Neste grupo cabem as infraestruturas convergentes e híper-convergentes, segurança, análise ou cloud, que em conjunto representarão um mercado de 450 mil milhões de dólares, a crescer uma taxa anual de 13% até 2019.

Para explorar estas e outras oportunidades as duas empresas têm acesso aos 40 fornecedores TI que hoje já trabalham com a Technology Solutions, para servir 20 mil clientes em 80 países, que se juntam aos 600 fornecedores da Tech Data e aos 105 mil revendedores das soluções e serviços distribuídos pela companhia.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados