Partilhe nas Redes Sociais

PUB

OK! drive you: Uma app que induz a condução responsável

Publicado em 2 Outubro 2015 | 733 Visualizações

OK! drive you é uma aplicação desenhada pela OK! teleseguros para dispositivos Android e iOS. Esta aplicação permite a recolha de informação sobre os padrões comportamentais de condução, em tempo real através do telemóvel, transformando-a numa pontuação que pode ser convertida em ofertas e pretende promover uma condução mais segura e consciente nas estradas portuguesas. «Desenvolver uma app para uma seguradora não é uma tarefa muito sexy, mas o que queríamos era algo que nos pudesse ajudar na relação com o cliente», sustenta Ana Gama, directora de Marketing e Inovação.

 

A aplicação OK! drive you não está reservada a clientes da OK! teleseguros, nem está associada a qualquer apólice de seguro, podendo ser utilizada pelo público em geral.?Para poder aceder à aplicação, o utilizador tem de fazer download e instalação da mesma num dispositivo móvel compatível. A aplicação pode ser utilizada com ou sem a criação de uma conta de utilizador. No entanto, até à criação de uma conta, os dados recolhidos não serão utilizados para o cálculo de ofertas em vigor. A conta de utilizador poderá ser criada através de um endereço de e-mail ou do Facebook.

 

Para que a aplicação funcione, o GPS do telemóvel deverá estar ligado e não necessita de acesso à Internet. A medição feita pelo telemóvel considera as variáveis velocidade, travagens e acelerações. No final de cada sessão de condução estes dados são analisados, originando uma pontuação de condução. No final de cada viagem, o utilizador ficará a conhecer melhor a sua condução tendo em conta  quatro variáveis: velocidade, travagens, acelerações e ambiente. A OK! drive you mede a performance ao volante. Existem factores externos que podem condicionar a condução e que não são considerados na aplicação (tempo, trânsito…), contudo, a longo prazo, estes factores não irão afectar os resultados globais.

 

Entre sete a 12 meses foi o prazo definido pela OK! teleseguros para obtenção do ROI dos 50 mil euros investidos no desenvolvimento desta aplicação, cujo impacto foi particularmente sentido nas áreas de marketing e vendas da seguradora. O sucesso alcançado levou já a OK! teleseguros a evoluir a aplicação a outro nível. «Estamos já a pensar na segunda fase deste projecto, que deverá avançar para um conceito de gamification e que estará disponível nos próximos dias», avança Ana Gama.

 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados