OMS adota software desenvolvido em Portugal na gestão da Covid-19

Foi desenvolvida em Portugal a ferramenta que a Organização Mundial de Saúde apresentou na passada semana e que já está a ser usada a nível internacional para facilitar a gestão da crise de saúde pública imposta pelo novo coronavirus.
A ferramenta em questão chama-se ADAPTT Surge Planning Support Tool e foi adotada pelo organismo internacional como instrumento global para o planeamento de necessidades na resposta à Covid-19, por parte de especialistas seniores em planeamento de cuidados de saúde e decisores políticos.
O software foi desenvolvido pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e pela Glintt, em colaboração com a OMS e foi disponibilizado pelos promotores em open source.
«Desde a semana passada, esta ferramenta está a ser utilizada em testes por vários países das regiões da OMS, estando traduzida em quatro línguas no momento: inglês, russo, espanhol e português», detalha a Glintt numa nota à imprensa.
A ADAPTT permite a profissionais e decisores planearem, por exemplo, o número de camas necessárias em função da gravidade das situações existentes, as datas de escassez prevista para cada tipologia de camas ou as necessidades de recursos humanos de apoio, nas várias especialidades. Em função dos dados introduzidos e da taxa de ataque de cada país, os profissionais podem trabalhar cenários de mitigação e encontrar respostas adequadas.
O software foi também já disponibilizada ao Governo português, no passado dia 30 de março, informa a Glintt, que juntamente com a APAH continua a trabalhar no aperfeiçoamento do software.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais