Partilhe nas Redes Sociais

Ordem ajuda engenheiros a protegerem-se de ciberataques

Publicado em 17 Abril 2018 | 643 Visualizações

Segurança Informática

Sensibilizar os membros da Ordem e promover ações de formação estão entre os objetivos da parceria formalizada entre a Ordem dos Engenheiros e o Gabinete Nacional de Segurança, num protocolo de cooperação assinado esta segunda-feira.

A área da cibersegurança dá o mote para a parceria, que antes de ser formalizada no âmbito do novo protocolo já existia no terreno, adianta a OE, sobretudo na sequência do aumento exponencial do número de ataques informáticos ao longo do ano passado.

Com a formalização do acordo pretende-se criar competências para sensibilizar os membros desta associação profissional para as principais questões relacionadas com o tema da cibersegurança; «promover formação e capacitar os recursos humanos de engenharia nesta área tecnológica específica». A OE pretende também ter um papel ativo na definição de políticas de cibersegurança.

Recorde-se que durante o ano de 2017 foram notícia vários ataques informáticas em larga escala, direcionados a empresas e organismos públicos que fizeram vítimas em vários países e Portugal não foi exceção. Um dos mais mediáticos aconteceu em maio, altura em que um ransomware afetou as operações de operadores de telecomunicações, organismos públicos e outras empresas de serviços, em mais de 70 países.


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados