Pagamentos Digitais: crescimento sustentado, transações cada vez mais seguras e tecnologias e dispositivos cada vez mais inovadores
Nuno Breda, Co- CEO Ifthenpay

O mercado dos pagamentos digitais continua a manter a tendência de crescimento, não sendo expectável qualquer abrandamento nos tempos mais próximos. O hábito de comprar online, manteve-se no período pós pandemia e continuou a crescer organicamente depois desse impulso inicial. Esta é uma tendência que se deverá manter ao longo deste ano, contudo são esperadas algumas mudanças significativas no setor.
Uma das principais mudanças no mercado dos pagamentos digitais que tem vindo a acontecer em 2023 é o aumento da segurança nas transações. Com o crescente número de ciberataques, as empresas do setor têm investido em tecnologias cada vez mais sofisticadas para garantir a segurança das transações. Espera-se, por isso, que este ano os pagamentos digitais sejam ainda mais seguros, com a adoção de tecnologias como múltiplas autenticações, biometria e inteligência artificial.
Outra tendência importante para o mercado dos pagamentos é a utilização de soluções “Omnichannel”, integrando vários métodos de pagamento numa só plataforma.
Atualmente, existem diversas soluções de pagamentos digitais, cada uma com suas próprias aplicações. Todas tem vantagens e desvantagens, mas para o consumidor pode ser pouco prático.
Consequentemente, muitas empresas estão a investir em plataformas integradas, que oferecem a possibilidade de realizar várias operações na mesma aplicação, melhorando assim a experiência do utilizador.
Além disso, espera-se que em 2023 haja um aumento significativo da utilização de pagamentos “contactless”. Esta é outra tendência impulsionada pela pandemia e que veio para ficar. Seja através de cartão, seja via telemóvel, os pagamentos sem contacto físico irão ser cada vez mais comuns, e veremos crescer de forma significativa o número de estabelecimentos aderentes.
A utilização de criptomoedas como forma de pagamento, continua também a ser uma tecnologia em crescimento. Embora ainda sejam relativamente recentes, as criptomoedas têm ganho cada vez mais espaço no mercado financeiro.
A tão esperada regulação deste meio de pagamento poderá vir a provocar uma grande diferença ainda para este ano se, obviamente, acontecer em tempo útil.
Por fim, espera-se que em 2023 haja um aumento significativo na adoção dos pagamentos por meio de outros dispositivos como os “smartwatches” ou as “pulseiras inteligentes”. Tudo o que possa oferecer comodidade e segurança, será certamente bem aceite pelos utilizadores e poderá ser usado como dispositivo de pagamento.
Em resumo, o mercado dos pagamentos digitais promete este ano vir a ser ainda mais inovador e tecnológico, com diversas tendências emergentes que vão desde a adoção de tecnologias mais seguras até à integração de soluções “omnichannel”, passando por “Gadgets” divertidos. Comodidade, segurança e melhoria da experiência do utilizador serão os pontos fortes dos pagamentos em 2023.
Publicado em:
OpiniãoPartilhe nas Redes Sociais